COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

quinta-feira, 9 de julho de 2015

O "Dramático aumento do discurso de ódio na internet"

A Comissão Europeia contra o Racismo e a Intolerância (ECRI, na sigla em Inglês) do Conselho da Europa alertou hoje para o "aumento dramático" na internet do discurso do ódio, do antissemitismo e da islamofobia.

Segundo o seu relatório anual de 2014, publicado hoje, a origem deste aumento está nos "conflitos do Médio Oriente, movimentos islamitas violentos e chegada massiva de imigrantes à Europa".

A ECRI, que analisa o racismo, a xenofobia e a intolerância nos Estados que integram o Conselho de Europa, recorda que o discurso do ódio se difunde rapidamente nas redes sociais, onde "a sua audiência pode ser maior do que a da imprensa escrita extremista".

O secretário-geral do Conselho de Europa, Thorbjorn Jagland, assinalou que "se enfrentam muitas crises, mas o crescente fenómeno do antissemitismo, da islamofobia e do racismo são as maiores ameaças ao futuro da Europa".

Jagland defende que "os líderes políticos devem tomar acções decisivas para travar esta perigosa tendência".
 
 
(Captura de ecrã da página de Twitter do Comando Central dos EUA pirateado por simpatizantes do grupo jihadista Estado Islâmico, em Janeiro de 2015.)
  

Sem comentários:

Enviar um comentário