COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

sábado, 18 de julho de 2015

Macau - Festival de curtas metragens da cultura contemporânea de Portugal

Macau recebe a partir de hoje, e pela primeira vez, o NY Portuguese Short Film Festival, um projecto criado há quatro anos em Nova Iorque e que tem levado o trabalho dos jovens realizadores portugueses a todos os continentes.


A quinta edição do certame, que todos os anos arranca em simultâneo em Lisboa e Nova Iorque, apresenta em Macau dez curtas-metragens de realizadores portugueses, que vivem em Portugal e no estrangeiro, incluindo duas animações convidadas, explicou à agência Lusa, a directora do Arte Institute, Ana Ventura Miranda, que organiza o festival.

Durante o ano é sempre exibido o mesmo conjunto de filmes seleccionados, mas o facto de as apresentações decorrerem em países e territórios tão distintos permite reacções surpreendentes até para a própria organização, que ao longo dos anos tem registado "uma montanha russa de emoções" nos vários públicos, incluindo muitos portugueses com diferentes experiências de emigração.

"Com esta vinda a Macau já estivemos em todos os continentes. Aprende-se muito sobre os portugueses. A essência é perceber este país que muda tanto na perspectiva de quem o vê e de quem partiu", referiu Ana Ventura Miranda.

"Os estrangeiros normalmente gostam muito e para os portugueses acaba por ser uma surpresa, porque têm muito a ideia dos filmes do Manoel de Oliveira. O facto de serem curtas-metragens também acaba por ser um nicho, e este festival consegue uma grande variedade", acrescentou, explicando que a maior parte dos candidatos seleccionados está em início de carreira.

O NY Portuguese Short Film Festival acontece em Macau com o apoio da Fundação Oriente, um ano depois de ter passado pela cidade australiana de Sydney. "A nossa ideia é que os artistas portugueses sediados em Macau vejam no Arte Institute, em Nova Iorque, uma montra para exibirem os seus trabalhos", adiantou.

"Beasts" (Rui Neto e Joana Nicolau), "Emma's Fine" (Miguel M. Matias), "Exit Road" (Yuri Alves), "Gu" (Pedro Marnoto Pereira) e a curta convidada "O Gigante" (Júlio Vanzeler e Luís da Matta Almeida) são os filmes exibidos hoje.

Já no sábado serão apresentados "OBBE" (Joana Maria Sousa e Manuel Carneiro), "Rio" (António Pinhão Botelho), "Emília" (Diogo M. Borges), "Remissão Completa" (Carlos Melim), além da curta convidada "Amphi" (Iuri Monteiro e Inês Barroqueiro).

As curtas-metragens foram seleccionadas e submetidas à apreciação de um júri composto por figuras do meio cinematográfico português, brasileiro e norte-americano, tais como: Ivo Canelas (ator), Letícia Santinon (curadora de cinema em São Paulo), Amanda Todd (curadora de cinema em São Francisco) e Carlos Filipe Freitas (blogger).

Depois de Macau, o NY Portuguese Short Film Festival segue para a Austrália, EUA, Canadá, Brasil, Alemanha, Angola, África do Sul e Polónia.



Sem comentários:

Enviar um comentário