COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Mais de mil escuteiros do Minho e da G-Bissau juntos em acampamento regional

Mais de mil escuteiros do Minho e da Guiné-Bissau vão participar, entre 05 e 09 de agosto, na edição 2015 do Acampamento Regional (Acareg) de Viana do Castelo, que vai decorrer na freguesia de Darque.


"Teremos cerca de 1.120 escuteiros presentes neste acampamento, provenientes de agrupamentos do distrito de Viana do Castelo, mas também da vizinha região de Braga, e da Guiné-Bissau, que vêm dar uma dimensão internacional a esta iniciativa", afirmou o responsável da Junta Regional de Viana do Castelo, Manuel Vitorino.

O chefe regional, que falava em conferência de imprensa para apresentação do evento, adiantou que a presença dos 38 escuteiros lusófonos "vem ao encontro do programa educativo do movimento escutista, onde a educação para a paz, e para a cooperação entre os povos, tem uma dimensão importante".

O acampamento regional de Viana do Castelo vai decorrer na mata do Centro Pastoral Paulo VI, residência do bispo da Diocese de Viana do Castelo, situada em Darque, na margem esquerda do rio Lima.

Para Manuel Vitorino esta iniciativa, que já não se realizava desde 2008, vai representar "um momento de galvanização" dos cerca de 1.700 escuteiros do Alto Minho.

Segundo aquele responsável, o evento vai exigir "uma logística muito grande, com centenas de pessoas envolvidas, e cerca de 40 entidades parceiras".

O chefe regional destacou o apoio da Câmara Municipal, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e da Junta de Darque, freguesia onde vai decorrer o acampamento regional.

Com o lema "Não te conformes com o mundo" o encontro de cinco dias pretende "apelar a uma nova ordem não apenas mundial, mas das relações sociais entre os povos".

A recuperação das paredes exteriores de uma capela degradada situada junto ao rio Lima, e acções de animação em várias instituições particulares de solidariedade social, nomeadamente em lares de terceira idade e centros de acolhimento de crianças e jovens em risco, vão mobilizar os escuteiros "caminheiros", com idades entre os 18 e os 22 anos.

Já para os escuteiros de outras secções estão previstas actividades náuticas promovidas pelos clubes de vela, canoagem, e remo do concelho, e de Ponte de Lima.

A abertura do Acareg 2015 vai acontecer dia 05 de agosto, pelas 22:00, na Praça da Liberdade, em pleno centro de Viana do Castelo, "num momento que pretende trazer a festa escutista à cidade e envolver a população".







Sem comentários:

Enviar um comentário