COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Portugal conquista três medalhas nas Olímpiadas de Matemática

Quatro alunos do 12.º ano de escolaridade, do Porto, Aveiro, Matosinhos e Coimbra, conquistaram três medalhas de bronze e uma menção honrosa.


Os alunos portugueses conquistaram três medalhas de bronze e uma menção honrosa nas Olimpíadas Internacionais de Matemática (OIM) deste ano, “numa das edições mais exigentes dos últimos anos”, adiantou esta terça-feira a Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM).
“Portugal tem motivos para comemorar: a prestação da equipa nacional nas Olimpíadas Internacionais de Matemática (OIM) traduziu-se, mais uma vez, em resultados notáveis, numa das edições mais exigentes dos últimos anos. Foram três as medalhas de bronze conquistadas pelos portugueses Nuno Santos (Porto), Henrique Aguiar (Aveiro) e Francisco Andrade (Matosinhos), além de uma menção honrosa obtida por Henrique Santos (Coimbra)”, revelou a SPM em comunicado.
Estes quatro alunos frequentam o 12.º ano de escolaridade, e por isso mesmo a participação na edição deste ano foi a última vez que representaram o país nas Olimpíadas.

Além dos quatro alunos medalhados e distinguidos, participaram ainda, nas OIM, Bruno Carvalho, de Matosinhos e aluno do 11.º ano, e Henrique Navas, de Lisboa e aluno do 10.º ano.
“A delegação portuguesa chegará a Lisboa na próxima sexta-feira, dia 17, e será recebida numa sessão informal de boas vindas pelas respectivas famílias e pelos organizadores e patrocinadores das Olimpíadas”, acrescenta o comunicado da SPM.

As OIM, que terminam no dia 16, em Chiang Mai, na Tailândia, envolveram a participação de quase 600 jovens de todo o mundo, e antecedem, para a equipa portuguesa, a participação nas Olimpíadas de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que este ano decorrem em Cabo Verde, de 20 a 26 de julho.

O calendário de competições internacionais de Matemática de 2015 fica completo com as Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática (OIAM), que terão lugar em Porto Rico, de 6 a 14 de novembro.

Em 2014, na Cidade do Cabo, África do Sul, os representantes de Portugal conquistaram duas medalhas de prata, três de bronze e uma menção honrosa, que valeram o 33.º lugar na competição, que envolveu 103 países.

As três medalhas de bronze e a menção honrosa conquistadas este ano juntam-se a um palmarés de três medalhas de ouro (em 2011, 2012 e 2013), quatro de prata, 23 de bronze e 22 menções honrosas conquistadas por Portugal, que participa nesta competição desde 1989.

A participação portuguesa nas competições internacionais é organizada pela SPM, e a selecção e preparação dos alunos está a cargo do Projecto Delfos, do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário