COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

sábado, 22 de novembro de 2014

“3 Gestos – Pela erradicação das práticas tradicionais nefastas”

A Associação para o Planeamento da Família (APF) assinala o 25 de novembro - Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres com “3 Gestos – Pela erradicação das práticas tradicionais nefastas”. Uma iniciativa da Rede Europeia Create Youth Network que decorrerá em simultâneo nas cidades de Amesterdão, Lisboa e Londres.

 

Terça-feira às 18:00
Estação Cais Do Sodré, Lisboa em Lisboa

A Associação para o Planeamento da Família (APF) assinala o 25 de novembro - Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres com “3 Gestos – Pela erradicação das práticas tradicionais nefastas”. Uma iniciativa da Rede Europeia Create Youth Network que decorrerá em simultâneo nas cidades de Amesterdão, Lisboa e Londres.

A acção consiste na coreografia dos três gestos “conhecer, sensibilizar e erradicar” e em Lisboa decorrerá às 18h na Estação Ferroviária do Cais do Sodré, onde dezenas de jovens, voluntários e voluntárias da Associação Nacional de Futebol de Rua (ANFR), Grupo de Teatro do Oprimido (GTO) e União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR), estarão mobilizados com o propósito de despertar os transeuntes para duas das formas mais graves de violência contra as mulheres - Casamentos Forçados e Mutilação Genital Feminina.

3 Gestos conta com o apoio da Rede Ferroviária Nacional (REFER) e a acção será registada em vídeo para divulgação junto dos parceiros e decisores europeus. Junte-se a nós e com os seus 3 Gestos demonstre que é possível acabarmos com a violência contra as mulheres!


OS FACTOS DE UMA PANDEMIA GLOBAL:

- No mundo 35% das mulheres já foram alvo de algum tipo de violência física ou sexual, situação que em alguns países chega a afectar 70% das mulheres
- Mais de 700 milhões de mulheres casaram até aos 18 anos de idade
- Uma em cada três mulheres, cerca de 250 milhões, casou-se antes dos 15 anos
- Mais de 133 milhões de mulheres foram sujeitas a algum tipo de corte ou Mutilação Genital Feminina
- Estima-se que vivam na União Europeia cerca de 500 mil mulheres sobreviventes de corte ou MGF

A violência contra as mulheres é uma pandemia global que se manifesta de múltiplas formas, sendo que os casamentos forçados e a Mutilação Genital Feminina (MGF) constituem duas das mais graves violações dos Direitos Humanos Universais, em especial dos Direitos da Mulher e da Criança. A rede Create Youth Network é financiada pela Comissão Europeia e actua pela erradicação destas práticas na Europa e em todo o mundo. A APF integra a rede desde a sua constituição em 2013 e dedica-se a estudar e a prevenir as práticas tradicionais nefastas junto de comunidades vulneráveis em Portugal, capacitando os seus membros, sobretudo os mais jovens, para um processo positivo de mudança de comportamentos e mentalidades.

Sobre a Mutilação Genital Feminina (MGF):


A MGF é um procedimento que envolve a remoção total ou parcial da genitália exterior ou ofensas aos órgãos genitais por razões não médicas. É uma prática comum no oeste, leste e nordeste africano, em alguns países da Ásia e do médio Oriente, mas regista-se em todo o mundo em comunidades migrantes oriundas destes territórios. Existem países cuja imigração é tradicionalmente feita para Portugal e onde, segundo dados da UNICEF, mais de 49% das mulheres, na faixa etária entre os 20 e os 49 anos, são sobreviventes de corte ou MGF. Em Portugal, até setembro de 2014, a Plataforma de Dados para a Saúde registou 34 casos de mulheres mutiladas e suspeita-se que nalguns destes casos o procedimento tenha sido realizado em território nacional.

Sobre os Casamentos Forçados:


Os casamentos forçados definem-se como uma cerimónia ou ritual que efectiva um contrato ou união entre duas pessoas, no qual não existe liberdade de uma ou de ambas as partes na escolha da parceira ou parceiro. Na sequência do trabalho que a APF tem vindo a desenvolver com os jovens de comunidades vulneráveis, verificou-se fundamental enquadrar e distinguir a prática “casamentos arranjados”, que também nefasta é mais difícil de sinalizar do que os casamentos forçados, visto que o consentimento das vítimas é muitas vezes influenciado, até de forma imperceptível, por terceiros – familiares, amigos e outros círculos de influência. É difícil estimar o número de pessoas vítimas desta prática em Portugal, dado que ocorre em diversas comunidades residentes no nosso país. Contudo, está a ser preparada a Lei que prevê que os casamentos forçados sejam um crime público, o que permitirá às autoridades procederem à investigação sem queixa formal.


Sobre o Projeto Create Youth Network:

• É financiado pela Comissão Europeia através do programa Daphne que envolve cinco parceiros e organizações associadas, sediadas em Londres – FORWARD e IKWRO, Lisboa - APF, Amesterdão - FSAN e Irlanda – United Youth Of Ireland;
• Assume-se uma Campanha de Jovens pelos Direitos, Educação, Acesso, Transformação e Envolvimento no âmbito das Práticas Nefastas na Europa - Mutilação Genital Feminina (MGF) e dos Casamentos Forçados;
• O seu principal objetivo é o desenvolvimento das competências dos jovens rapazes e raparigas através do seu empoderamento e capacitação como advogadores e advogadoras da mudança entre os seus pares e comunidades;
• O projecto actua como uma rede europeia de jovens que assumem um papel activo junto das suas comunidades e da sociedade em geral, promovendo actividades comunitárias e acções de sensibilização junto dos seus pares, profissionais e decisores políticos.



Sem comentários:

Enviar um comentário