COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

ONU - Bissau, briefing e consultas

Amanhã à tarde (18 de Novembro), o Conselho de Segurança será informado sobre Guiné-Bissau por Miguel Trovoada, Representante Especial do Secretário-Geral e chefe do Escritório Integrado de Consolidação da Paz das Nações Unidas na Guiné-Bissau (UNIOGBIS). (Esta será a primeira entrevista de Trovoada desde que assumiu seu cargo em 26 de agosto). O presidente da Comissão de Consolidação da Paz (PBC) e da configuração específica do país PBC Guiné-Bissau, Embaixador António de Aguiar Patriota (Brasil), abordará também no Conselho, qual a vontade da Guiné-Bissau, do primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira.



O briefing e consultas que se seguirá vir à frente da renovação do Conselho do mandato da UNIOGBIS, que expira em 30 de novembro. Em resposta ao pedido do Conselho para uma actualização escrito sobre a situação na Guiné-Bissau antes do vencimento do mandato, o secretário-geral circular uma carta em 11 de Novembro (S / 2014/805), que descreve a evolução do país desde seu 18 relatório de agosto na restauração da ordem constitucional (S / 2014/603). Em sua carta, o secretário-geral recomenda um capotamento técnico do mandato da UNIOGBIS até 28 de fevereiro de 2015, a fim de ter em conta as recomendações de uma missão de avaliação estratégica da ONU de que implantou a Guiné-Bissau 3-14 de Novembro. Essas recomendações serão incluídas no relatório do Secretário-Geral sobre a revisão abrangente da UNIOGBIS que é devido até 30 de janeiro. (Esta avaliação foi solicitado na resolução 2157 para garantir as actividades da ONU estão alinhadas com as prioridades da Guiné-Bissau do novo governo).

Os membros do Conselho parecem apoiar a idéia de um capotamento. Nigéria, como porta-canetas, está prevista a circular um projecto de resolução no final desta semana que provavelmente será baseado no último resolução UNIOGBIS, com todas as mudanças limitadas a reflectir os desenvolvimentos recentes no país que iria renovar o mandato por três meses.

Os membros podem estar à procura de mais informações de Trovoada, em alguns dos desenvolvimentos recentes destacadas na carta do Secretário-Geral. A carta observou uma série de avanços animadores na Guiné-Bissau, incluindo 15 de setembro demissão do governo do chefe das Forças Armadas de pessoal em geral e líder do 2012 golpe de 12 de abril de Antonio Indjai, ea retomada das actividades da Comissão de Coordenação de Reforma do Sector da Segurança (RSS), após um período de calmaria dois anos. O governo também adoptou um programa de quatro anos abordar as necessidades de curto prazo imediatas e prioridades de desenvolvimento de longo prazo, juntamente com um plano para rever os contratos de recursos naturais. Os membros são susceptíveis de acolher os desenvolvimentos positivos e esforços por parte do governo, e podem perguntar sobre quaisquer spoilers ou armadilhas potenciais.

Membros provavelmente estará interessado em ouvir de Patriota, que visitou Guiné-Bissau, em 29 e 30 de Outubro. Ele participou de uma reunião ministerial da Comunidade de Países de Língua Português (CPLP) em Bissau, e se reuniu com vários funcionários do governo, incluindo Simões Pereira, bem como com representantes da comunidade internacional com base no país. Em 13 de novembro, informou Patriota informalmente peritos do Conselho da missão australiana em sua visita. Ele fez uma avaliação positiva dos primeiros 100 dias do novo governo e seu compromisso com as reformas, e observou que as relações entre civis e militares aparecem no caminho certo. No entanto, de acordo com Patriota, o forte apoio da comunidade internacional continua a ser muito importante. Os membros são susceptíveis de destacar a necessidade de a comunidade internacional a continuar a prestar apoio, e pode concentrar-se na conferência de doadores para a Guiné-Bissau, que deverá ter lugar em Bruxelas, em fevereiro de 2015.

Uma das principais preocupações que os falantes são susceptíveis de elevar o risco de Ebola se espalhando para Guiné-Bissau. Um surto podem prejudicar gravemente recentes desenvolvimentos positivos porque, apesar dos preparativos em curso no caso de a epidemia se espalha para infraestrutura de saúde Guiné-Bissau, o país é muito fraco. Em uma reunião da Assembleia Geral em 13 de Novembro de Ebola, Patriota apelou para a Missão das Nações Unidas para Ebola Emergency Response a redobrar os seus esforços para impedir a propagação da epidemia da Guiné, Libéria e Serra Leoa e apoiar a preparação para os países vizinhos para combater a doença.

Em SSR, o governo de Guiné-Bissau, as Nações Unidas eo PBC parecem concordar sobre a importância do papel da Missão da CEDEAO na Guiné-Bissau (ECOMIB) ea necessidade de manter uma força internacional. No entanto, Nigéria e Simões Pereira, pode pedir para uma maior partilha do ónus da missão, que está sendo suportado principalmente pela Nigéria. Houve discussão sobre a possibilidade de ampliar ECOMIB sob uma parceria da CEDEAO e da CPLP e coordenar o seu mandato com o do UNIOGBIS. Esse problema e discussão do futuro da missão, cujo mandato da CEDEAO expira em 31 de dezembro de poderia chegar na reunião do Conselho.

Nos próximos dois dias, a Guiné-Bissau será o foco de vários outros encontros em Nova York. Antes da reunião do Conselho, o Grupo de Contacto Internacional para a Guiné-Bissau (GIC-GB) vai realizar uma reunião ministerial amanhã de manhã co-presidido pelos ministros das Relações Exteriores de Gana e Timor-Leste. O GIC-GB-cujos membros são Angola, Brasil, Cabo Verde, Espanha, França, Gâmbia, Gana, Guiné, Níger, Nigéria, Portugal, Senegal, assim como a ONU, a UA, UE, CPLP, CEDEAO, o Oeste Africano Fundo-se a União Económica e Monetária, o Banco Mundial e Monetário Internacional se reunirá pela primeira vez desde 07 de junho de 2012. as divisões entre a CPLP ea CEDEAO, como resultado do golpe de Estado de 2012, levou a uma parada nas atividades do grupo. Se espera que a reunião ICG-GB considerar a renovação e revisão do mandato da UNIOGBIS, a missão ECOMIB e uma futura presença internacional, bem como preparar-se para a próxima conferência de doadores. Simões Pereira eo ministro da Defesa da Guiné-Bissau, Cadi Seidi, irá abordar o grupo. Trovoada e Patriota fará observações introdutórias e cerca de 60 países e organizações foram convidados, incluindo todas as correntes de entrada e de membros do Conselho. Um comunicado deverá ser emitido após a reunião.

O dia após a reunião do Conselho, em 19 de novembro, haverá uma reunião da configuração do país PBC com Simões Pereira e Trovoada participar. Como Patriota já informou os membros de configuração em 12 de novembro em sua visita, está prevista a reunião de quarta-feira para ser uma oportunidade para obter feedback de Simões Pereira e Trovoada nas ideias de Patriota para o engajamento PBC com Guiné-Bissau. O relatório de sua visita sugere a configuração deve concentrar o seu apoio ao diálogo político em torno do processo de SSR, a geração de receitas, os preparativos para a próxima conferência de doadores, e melhor capacidade de resistência do sistema de saúde do país e de preparação contra Ebola.




Sem comentários:

Enviar um comentário