COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Realizado fórum «Cacheu, Caminho de Escravos»

A Cidade de Cacheu, norte da Guiné-Bissau, acolheu esta quinta-feira, 20 de Novembro, a quarta edição do fórum «Cacheu, Caminho de Escravos», sob o tema «A História e a Cultura de Cacheu no contexto da escravatura e do tráfico negreiro».


A informação foi comunicada pela entidade organizadora, a ONG guineense Acção para o Desenvolvimento (AD), em comunicado que a PNN consultou, afirmando que a iniciativa teve o objectivo de contribuir para enquadrar e impulsionar a história e a cultura de Cacheu no panorama global do seu desenvolvimento integral e harmonioso.

Segundo o comunicado, os conhecimentos e materiais que o fórum produziu foram importantes para a pesquisa e a documentação do Memorial da Escravatura e do Tráfico Negreiro de Cacheu, actualmente em construção, assim como para o simpósio internacional sobre o tráfico negreiro em Cacheu, previsto para Novembro de 2015.

Historiadores e estudiosos guineenses apresentaram doze tópicos sobre a história e a cultura, debatidos por cerca de 60 pessoas, incluindo representantes da comunidade de Cacheu.

O fórum tem-se revelado como um espaço de debate fecundo e de descoberta ou redescoberta da história, assim como de expressões culturais e artísticas diversas das gentes e terras de Cacheu.

Durante três dias os participantes no fórum debateram, entre outros assuntos, a importância e a necessidade de estudar a história da escravatura e do tráfico negreiro, o peso simbólico e histórico de Cacheu: fundamentos e perspectivas futuras, património histórico e cultural à luz da convenção para a protecção do património Mundial Cultural e Natural da UNESCO, o percurso e caminho do arroz e da horticultura da Guiné-Bissau para as Américas no contexto do trafico negreiro, Cacheu no séc XVI – testemunho de um viajante, Cacheu na rota dos escravos da Guiné-Bissau para Cabo Verde, Grandes figuras femininas durante a escravatura em Cacheu, a origem das cidades e tabancas na zona de Cacheu, de tchurbrik a Bianga, a história da fortaleza e da igreja da Nossa Senhora da Natividade, dois locais emblemáticos da cidade de Cacheu, a escravatura e a sua influência na cultura de Cacheu, a alienação cultural e reafirmação da nação, e o surgimento do «badju di tina» em Cacheu.

O fórum foi organizado pela ONG guineense Acção para o Desenvolvimento, com o apoio financeiro da União Europeia. A abertura dos trabalhos foi presidida pelo Secretário de Estado da Cultura, Juventude e Desportos, Tomás Gomes Barbosa.

De recordar que em 1588 os portugueses fundaram, junto à costa, em Cacheu, a primeira povoação criada de raiz, a qual será sede dos capitães-mores nomeados pelo então rei de Portugal, embora sob jurisdição de Cabo Verde.




Sem comentários:

Enviar um comentário