COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

G. Bissau continua "frágil" apesar de alguns progressos

ONU - Conselho de Segurança: A Guiné-Bissau continua em "estado frágil" na sequência de um golpe de Estado de 2012 e ainda requer o apoio da comunidade internacional, o primeiro-ministro disse ao Conselho de Segurança da ONU terça-feira.


Domingos Pereira, que foi nomeado como primeiro-ministro em junho, disse que, embora tenha havido algum progresso com clock, o país do Oeste Africano conturbado ainda enfrenta desafios.

"Apesar dos avanços significativos que o país tenha registado nos termos de reformas, ainda há sérios riscos quando se trata de fragilidade", disse Pereira, após uma reunião das Nações Unidas sobre a situação na Guiné-Bissau.

Ele disse que o país enfrenta questões-chave, ou seja, "um estado frágil, recursos limitados e instabilidade social persistente" e pediu o apoio da comunidade internacional.

"A Guiné-Bissau precisa de forte ajuda externa."

Pereira pediu às Nações Unidas para estender sua missão de construção da paz, que é definido para expirar no final deste mês.

Ele reconheceu, no entanto, que o país está "cheio de esperança e expectativa agora", apesar dos problemas que enfrenta.

O presidente da comissão de construção da paz das Nações Unidas para a Guiné-Bissau, António Patriota, disse que enquanto o país estava se movendo na "direcção certa", ele tem "optimismo cauteloso" sobre o progresso.

Ele alertou que um surto de Ebola assola outros países da África Ocidental poderia devastar a Guiné-Bissau.

"Qualquer progresso na frente económico-social pode ser ameaçada pelas consequências potenciais e devastadores de um surto de Ebola", disse ele.

Abril 2012 golpe da Guiné-Bissau foi seguido por um processo de transição democrática no pequeno país Oeste Africano, o que levou à eleição de José Mário Vaz como chefe de Estado maio 2014.

A ex-colônia Português de 1,6 milhão de pessoas viu uma sucessão de golpes de Estado desde que ganhou a independência em 1974.
 
(fonte: afp)
(foto: AFP)
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário