COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Conselho de Segurança estende escritório da ONU na G-Bissau até Fevereiro 2015

O Conselho de Segurança estendeu hoje o mandato do Gabinete de Construção da Paz das Nações Unidas Integrada na Guiné-Bissau, conhecido como UNIOGBIS, para que ele possa continuar a ajudar a enfrentar uma série de desafios políticos, de segurança e de desenvolvimento no país.


Mandato UNIOGBIS foi prorrogado por um período de três meses, com início em 1 de dezembro de 2014 até 28 de Fevereiro de 2015. Em maio passado, o Conselho decidiu prorrogar o mandato da missão até 30 de Novembro.

Especificamente, UNIOGBIS incidirá sobre, entre outras tarefas, apoiando um diálogo político e processo de reconciliação nacional, inclusive para facilitar a governação democrática, e auxiliando no fortalecimento das instituições democráticas e reforçar a capacidade dos órgãos do Estado para funcionar efectivamente e constitucionalmente.

O Escritório também continuará a prestar consultoria estratégica e técnica e apoio para o estabelecimento de aplicação da lei eficaz e eficiente e de justiça criminal e penitenciário, bem como aconselhamento e apoio para implementar a reforma do sector da segurança nacional.

Na sua resolução, o Conselho reiterou a preocupação com os relatos de violações e abusos de direitos humanos continua, e apelou ao Governo da Guiné-Bissau para conduzir investigações "transparentes e credíveis" de todas as alegadas violações dos direitos humanos e abusos, e para prender os responsáveis responsáveis por suas acções.

O Conselho reiterou também a sua profunda preocupação com a ameaça à estabilidade representada pelo tráfico de drogas, enfatizando a necessidade de resolver o problema nos países de origem, trânsito e destino final.

Entre outras medidas, o Conselho apelou às autoridades da Guiné-Bissau para analisar, aprovar e implementar legislações e mecanismos nacionais para combater mais eficazmente a criminalidade organizada transnacional.

Além disso, na resolução, o Conselho solicitou também que o Representante Especial do Secretário-Geral, Miguel Trovoada, aumentar os esforços para conseguir "uma maior coerência, coordenação e eficiência" entre relevantes agências, fundos e programas das Nações Unidas na Guiné-Bissau para maximizar o seu eficácia colectiva para a luta contra o tráfico de drogas.

No início deste ano, o país do Oeste Africano concluiu uma segunda volta das eleições presidenciais, que são amplamente vistas como essenciais para restaurar a ordem constitucional, o crescimento económico e desenvolvimento na sequência de um golpe militar de 2012.

(fonte: UN)

(Security Council extends mandate of Guinea-Bissau Peacebuilding Office. UN Photo/Eskinder Debebe)


Sem comentários:

Enviar um comentário