COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

UNICEF Plataforma informática melhora gestão de dados

A Guiné-Bissau passa a partir de hoje a dispor de uma ferramenta informática para melhorar a gestão dos dados relacionados com o desenvolvimento humano do país, anunciou o Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF).


Intitulada Guiné-BissauINFO, a plataforma de gestão de dados para monitorizar o desenvolvimento humano na Guiné-Bissau foi hoje lançada pelo Ministério da Economia e Finanças com o apoio do UNICEF.

A aplicação é uma adaptação de uma ferramenta desenvolvida pelo UNICEF e permite organizar, armazenar e apresentar dados de maneira uniforme "para facilitar a partilha de informação sobre o país, através de dados de instituições governamentais, agências das Nações Unidas e parceiros de desenvolvimento", anunciou hoje o organismo.

Ao mesmo tempo que trata a informação, o sistema produz tabelas, gráficos e mapas, que podem ser usados em relatórios, apresentações e em trabalhos de defesa de teses.

As áreas temáticas abrangidas incluem a economia, demografia, ambiente, saúde, educação, agricultura e pescas.

A plataforma DevInfo foi aprovada pelo grupo das Agências de Desenvolvimento das Nações Unidas (UNDG) para apoiar o acompanhamento e realização dos objetivos do Milénio (ODM).

Gerida pelo UNICEF em nome de 20 agências, a aplicação está acessível a partir da Internet a qualquer cidadão e suporta indicadores que podem ser selecionados pelo utilizador, sendo compatível com os padrões internacionais de estatísticas.

A Guiné-Bissau, à semelhança de outros países, assumiu numa cimeira promovida pelas Nações Unidas, em setembro de 2000, o compromisso de adotar medidas para realização dos Objetivos do Milénio para o Desenvolvimento (OMD) e monitorização de medidas.

A plataforma DevInfo começou a ser adaptada à Guiné-Bissau em 2013 com o apoio do UNICEF e assume a partir de hoje a designação Guiné-BissauINFO.
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário