COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

RERAO - Rede de Rádio do Oeste Africano Ambiente

A rede de rádio do Oeste Africano Ambiente (RERAO) foi determinada durante um workshop de arranque, organizada pela IUCN, WWF e RAMPAO de 28 a 31 de outubro de 2014 em Dakar em Senegal.


RERAO visa melhorar a comunicação de rádio, contribuindo para a boa governação, a conservação e a gestão sustentável e equitativa dos recursos naturais na África Ocidental.

Os membros fundadores da rede são de nove estações de rádio diferentes na África Ocidental e elas são:
Rádio Balafon Burkina Faso, Difusão de Burkina (RNB) em Burkina Faso, Rádio Morabeza de Cabo Verde, Costa do Marfim Ivoire FM, Rádio Denguele Cote d'Ivoire, Gâmbia Star FM, Rádio Comunitária de Brikama Gâmbia, Rádio Rural Baixa Guiné Kindia, Rádio Nacional da Guiné, Rádio voz di Lamparam Cantanhez da Guiné-Bissau, Voz de Cacheu na Guiné-Bissau, Rádio Kledu de Mali, Rádio Saghan Mali, Mauritânia Rádio Nacional, Rádio FM Cayar, Senegal, Rádio Popenguine, Senegal, A FM Senegal Coast.

"Por meio desta rede, os vários intervenientes estarão mais perto das pessoas através da comunicação que é uma ferramenta essencial do projecto GO-Wamer (governação, gestão de políticas de recursos marinhos e costeiros na eco-região marinha Warner).

Ele vai capitalizar as experiências individuais e colectivas dos países em termos de gestão de recursos.

"Em última análise, queremos uma rede de rádio trabalhando principalmente na protecção do meio ambiente", disse o Dr. Taib Diouf, coordenador da GO-Wamer.

Segundo ele, RERAO vai liderar uma África Ocidental dinâmica para unir os esforços de rádios para garantir o fluxo e partilha de informação de qualidade ambiental capaz de suportar as políticas de conservação na região.

Enquanto há rádios que têm programas de conservação do meio ambiente e outros não, Áreas Ms. Diop Dominique Duval, secretário-geral da Rede de Marinhas Protegidas na África Ocidental (RAMPAO) disse, nós estamos indo para que se reúnem para compartilhar habilidades e experiências e para construir relatórios.

"A vontade de implementar o RERAO nasceu da necessidade de fomentar a participação efectiva de todos os interessados e para contribuir para a sensibilização da opinião pública para enfrentar os desafios ambientais para o desenvolvimento sustentável na África Ocidental", revelou Duval.

Racine Kane, chefe do programa IUCN Senegal observou que as economias do Oeste Africano dependem principalmente da exploração dos recursos naturais. Mas essas reservas estão em perigo e projectos ambientais são mais importantes e mais urgentes como a biodiversidade desaparece, com os ecossistemas degradados e a sobre-exploração dos recursos.

A criação desta rede, de acordo com Kane, aumentará a sensibilização e mobilização da opinião pública em nível local, nacional e internacional sobre a necessidade de assegurar uma gestão sustentável dos recursos naturais.

Sara Camara, o gerente geral da rádio Star FM na Gâmbia, que fazia parte de delegados em Dakar, para formar a rede disse ao Daily Observer que o RERAO foi criado através da colaboração entre a Rede de Áreas Marinhas Protegidas na África Ocidental (RAMPAO) Aires, a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) como parte de sua Parceria para a gestão ambiental na África Ocidental (PAGE), financiado pela cooperação sueca (Sida) e WWF através da iniciativa GO-Wamer e financiado pela União Europeia e pelo PNUD.

1 comentário:

  1. so um reparo, nao é radio Lamparam mas sim a Voz de Quelele que por sinal assumiu o secretariado e agora a vice-presidencia.

    ResponderEliminar