COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

quinta-feira, 2 de julho de 2015

China lançou portal multimédia em português

A China lançou um portal multimédia em português (china.com) com «informações sobre a política, economia, cultura e desenvolvimento social» chinesas, investindo no aumento das suas relações com Portugal.


Administrado pela Rádio Internacional da China (ou CRI, segundo a sigla em inglês), o portal propõe-se "oferecer aos internautas portugueses" textos, fotos, áudios e vídeos que "representem a reputação e a imagem" da China.

Na mesma altura, a secção portuguesa da CRI, fundada em 1960, apresentou em Portugal a sua revista Fanzine, publicada em português.

Descrita pela CRI como "um passo significativo na estratégia de desenvolvimento" da estação em Portugal, as duas iniciativas contaram com a presença de Liu Qibao, membro do Politburo do Partido Comunista Chinês (cargo superior ao de ministro), responsável pelo Departamento de Propaganda.

A CRI já assegura seis horas de emissão diária de uma rádio dos arredores de Lisboa e tem um estúdio de produção em Lisboa.

Também na quarta-feira, a agência Lusa renovou um acordo com a Televisão Central da China (CCTV) que prevê troca de conteúdos em vídeo e a RTP assinou um memorando de entendimento de cooperação com a congénere chinesa.

Durante a sua estada em Lisboa, Liu Qibao encontrou-se com o primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, tendo então afirmado que as relações sino-portuguesas "atravessam o melhor momento da sua história", relatou a agência noticiosa oficial chinesa Xinhua.

Nos últimos quatro anos, as exportações portuguesas para a China mais do que duplicaram e aquele país tornou-se um dos maiores investidores em Portugal, comprando importantes participações em empresas das áreas da energia, seguros, saúde e banca.
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário