COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

sábado, 16 de janeiro de 2016

Sampaio da Nóvoa: "Guiné Equatorial é um caso muito grave" na CPLP

Candidato presidencial em Portugal afirma que é preciso reflectir sobre a participação do regime de Teodoro Obiang na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa


Sampaio da Nóvoa apontou esta sexta-feira à tarde a necessidade da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) reflectir sobre a presença da Guiné Equatorial. Interpelado por um jovem, numa tertúlia no Porto, promovida pela sua candidatura, sobre a presença na CPLP de estados que violam os direitos humanos, "como Angola e a Guiné Equatorial", o candidato dividiu as águas. Mas lançou fortes críticas ao regime ditatorial de Teodoro Obiang.

"Não é comparável a Guiné Equatorial e Angola, por muito que nos custem algumas situações em Angola", argumentou Nóvoa. Recordando que, em tempo, tomou posição sobre a detenção de Luaty Beirão e outros activistas angolanos, Sampaio da Nóvoa notou que "a Guiné Equatorial é um caso muito mais grave e muito pior".

O antigo reitor da Universidade de Lisboa defendeu que é preciso "fazer uma reflexão" sobre a participação deste estado-membro na CPLP. Mas avisando que Portugal não pode tomar "decisões unilaterais".

Sobre Angola disse ter defendido a libertação de Luaty Beirão porque, notou, não se pode "basear a relação" entre estados "em equívocos". Em outubro passado, Nóvoa publicou uma mensagem em que se dizia "sempre ao lado dos direitos humanos" e que, por isso, estava "ao lado de Luaty Beirão e de todos os homens e mulheres que lutam pela liberdade. Seja onde for".
 
 
(foto: Pedro Correia/Global Imagens)
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário