COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

sábado, 13 de dezembro de 2014

EUA escolhem novo embaixador para o Senegal e G-Bissau

Os Estados Unidos da América (EUA) nomearam um novo embaixador para o Senegal e Guiné-Bissau, James Peter Zumwalt, diplomata que tem prestado serviço nos EUA e em países asiáticos, informou o Departamento de Estado norte-americano. A nomeação de Zumwalt foi promulgada pelo presidente Obama a 25 de novembro, acrescenta-se em comunicado.


O novo embaixador tem 33 anos de carreira e os dois primeiros foram passados em África (1981-1983) como encarregado para assuntos económicos em Kinshasa, Zaire.

De 1983 em diante, o diplomata tem prestado serviço em Washington e em países asiáticos, lidando sobretudo com matérias ligadas à economia do Japão, China, Coreia e Filipinas.

Zumwalt liderou ainda a equipa interagências que geriu a resposta de emergência dos EUA perante o terramoto e tsunami de 2011 no Japão.

Os EUA fecharam a embaixada em Bissau na sequência do conflito militar interno que abalou o país em 1998 e 1999.

Atualmente têm em funcionamento um escritório na capital guineense e uma presença na Internet dedicada à Guiné-Bissau, ambos na dependência da embaixada no Senegal.

A justiça norte-americana mantém ativo um mandado de captura do general António Indjai, ex-chefe das forças armadas guineenses, líder do golpe de estado de 2012, acusado de envolvimento em operações de tráfico internacional de droga.

A acusação surgiu depois de um antigo líder da marinha guineense, Bubo Na Tchuto, ter sido detido em 2013 por uma equipa da agência de combate ao tráfico de droga norte-americana, aguardando por sentença numa prisão dos EUA.

Indjai foi exonerado em setembro pelo novo Presidente da República da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, e anunciou que pretende dedicar-se à atividade agrícola nas suas terras, no interior do país, afastando qualquer possibilidade de pegar em armas para influenciar o rumo do país.
 
 
 

Sem comentários:

Publicar um comentário