COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Common Law, Convenções e Contemporânea Lei de Direitos Autorais Africanos

O desenvolvimento do direito moderno copyright na África é em grande parte um fenómeno do século 21 e início do 20 até tarde com os respectivos órgãos de direito desenho de lei colonial comum, os tratados e convenções internacionais, ou estatutos locais. Quénia e África do Sul, por exemplo, têm as suas leis de direitos autorais operatórios fortemente enraizada no direito comum Inglês e estatutos do século 19.

Leis de direitos autorais de ambos os países foram modeladas a partir da Lei de Direitos Autorais United Kingdom 1842 (5 e 6 Vict. C. 45), a Lei de Direitos Autorais United Kingdom 1911 e a Lei de Direitos Autorais United Kingdom 1956. Estes estatutos foram aplicados conjuntamente com a lei comum e Inglês em virtude de várias cláusulas de recepção entrou em vigor durante o domínio colonial britânico.

Igualmente importante para muitos países africanos é o Acordo de Bangui revista, que entrou em vigor em 2002 e regulamenta os países membros da Organização Africano da Propriedade Intelectual (a saber, Benin, Burkina Faso, Camarões, África Central, Congo, Costa do Marfim, Guiné Equatorial , Gabão, Guiné, Guiné-Bissau, Mali, Mauritânia, Níger, Senegal, Chade e Togo). Artigos 8 e 10 do anexo VII do Acordo de Bangui prever uma lista bastante liberal dos direitos morais (enfatizando fortemente as origens do acordo em lei de direito autoral tradicional francesa), enquanto que o artigo 9 apresenta uma forma semelhante longa lista de direitos económicos, incluindo os direitos de locação.

A Convenção de Berna para a Protecção das Obras Literárias e Artísticas (efectivo 1887) é a mais antiga e, possivelmente, os direitos de autor multilateral países mais importantes treaty.Most africanos hoje são membros ou da Convenção de Berna e da Convenção Universal Copyright (efectivo 1952), ou, em Nalguns casos, ambos. Nos termos da Convenção de Berna, existe copyright automaticamente assim que a obra foi "fixo" em um, gravado, ou outro suporte material escrito, sem a necessidade de primeiro se cadastrar ou formalmente declarar ou fazer valer um direito de autor. Mais importante ainda, Berna prevê direitos recíprocos para um proprietário de direitos autorais em um país signatário, em todos os outros países signatários de Berna (actualmente 168 países em todo o mundo).

A Convenção Universal de Direitos Autorais, desenvolvido pela UNESCO, foi um meio alternativo para a protecção de direitos de autor multilateral para os países que não concordaram com certos aspectos da Convenção de Berna. Uma vez que muitos países africanos têm mais recentemente se tornaram membros da Organização Mundial do Comércio e, consequentemente, o Acordo sobre Aspectos dos Direitos de Propriedade Intelectual Acordo (efetivo 1996) Relacionados com o Comércio, a Convenção Universal começou a tornar-se menos significativa em África. Curiosamente, Etiópia e Burundi assinaram há tratados internacionais ou multilaterais, mas continuam a manter os seus próprios corpos substanciais de lei de direitos autorais. Burundi tem Lei nº 1/021 sobre a Proteção dos Direitos de Autor e Direitos Conexos (efetivo 2005) e na Etiópia, em 2013, estabeleceu a Ethiopian Intellectual Property Office como um órgão do governo autônomo por Decreto n ° 320, que, posteriormente, permitiu a promulgação da Direitos Autorais etíope Proclamação No.410 (efetivo 2004).

Outros órgãos notáveis da lei de direitos autorais eficazes em países africanos que também subscrevem a certos tratados e convenções internacionais incluem a África do Sul (com a sua Lei de Direitos Autorais 98 de 1978, alterada em 2002), Egito (com o seu Livro Três da Lei sobre a Protecção dos Direitos de Propriedade Intelectual 82 de 2002 eficaz 2002) e Nigéria (com a sua Lei de Direitos Autorais, Cap C28 Leis da Federação da Nigéria).

 

Sem comentários:

Enviar um comentário