COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

terça-feira, 12 de maio de 2015

Medidas para combater sarampo

Na sequência dos primeiros casos suspeitos de sarampo na Guiné-Bissau, decorrente do surto que se verifica na vizinha Guiné-Conacri, as autoridades nacionais prontificaram-se em implementar os mecanismos necessários à sua investigação e consequente prevenção.


A informação foi dada pelo representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, na Guiné-Bissau. Abubacar Sultan  concedeu uma entrevista à Rádio ONU na capital guineense para falar da abordagem do governo face as ameaças do sarampo com 20 casos já confirmados e 156 suspeitos.

Procedimentos
De acordo com Abubacar Sultan, o governo pretende implementar normas e procedimentos para estancar a progressão da doença que afeta maioritariamente crianças.
Ele revelou estar em curso uma campanha de vacinação nas zonas com maior índice do sarampo e disse que o Unicef já financiou mais de 150 unidades de conservação de vacinas.
"Envio para teste de laboratório dos casos suspeitos e imediatamente ativado micro-campanha nas zonas em que se verificaram estes casos para que a prevenção se estendesse a todas as crianças que eventualmente não tivessem sido vacinadas. Neste momento, Unicef tem já apoiado acima de 150 unidades de conservação em todo o país, foram entregues mais 10 que serão instalados por pessoal do Ministério de Saúde formado com nosso apoio".

Imunização
Face à urgência de se avançar com a vacinação e tendo em conta que o país não possuía estoque necessário, o Unicef colocou à disposição do governo guineense cerca de 160 mil doses de vacina contra o sarampo e igual número de seringas, na semana passada.
Fazem também parte do donativo, frigoríficos, geradores e motorizadas destinados a reforçar a cadeia de frio com vista a uma melhor conservação das vacinas a serem utilizadas pelo Serviço de Imunização e Vigilância Epidemiológica na resposta ao surto de sarampo na Guiné-Bissau.
"Este apoio tem a ver também com a parceria mais ampla que nós temos com o Ministério da Saúde na área de programa alargado de vacinação que pretende garantir a imunização de crianças em relação ao cumprimento de todos os elementos necessários para prevenção das doenças na infância. Faz parte deste processo a importação e fornecimento de vacinas, financiamento de campanhas de vacinação quando elas se impõem".

Gestão
Por outro lado, o representante da agência realçou a necessidade de um controlo mais rigoroso do armazenamento das vacinas por forma a garantir uma planificação eficiente dos serviços sanitários.
Sultan espera um transporte devido do material aos locais de vacinação, bem como a manutenção do equipamento.
A doença está sob controlo, disse Abubacar Sultan, para quem o material é sensível e vale tê-lo à disposição não só para campanhas, mas também para os serviços de rotina. Ele realçou ainda a necessidade da preparação do país para eventos de emergência.
O donativo é orçado em cerca de US$ 500 mil e foi financiado pelo Unicef e pelo governo Sueco no âmbito do programa H4+.




Sem comentários:

Enviar um comentário