COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

sábado, 4 de julho de 2015

As relações entre Cuba e Cabo Verde, no aniversário da independência

As excelentes relações por quatro décadas entre Cuba e Cabo Verde foram destacadas nesta capital (Havana), que deverá ser realizada no dia 05 de julho o 40º aniversário da independência desse país Africano.

Em comemoração, na sede do Instituto Cubano de Amizade com os Povos (ICAP), o evento histórico, Manuel Avelino Couto da Silva Matos, cabo-verdiano embaixador dos Grandes Antilhas, ele reconheceu o apoio do povo e os líderes cubanos na luta de seu país.

Para Kenia Serrano, presidente do ICAP, Elba Rosa Pérez, Ministro da Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, e Rogelio Sierra, vice-ministro das Relações Exteriores de Cuba, Couto da Silva reafirmou o apoio de Cabo Verde para o levantamento do bloqueio estadunidense imposto sobre a nação caribenha.

Ele lembrou o papel do líder político, militar e diplomático Amilcar Cabral, fundador do Partido Africano para a Independência da Guiné-Bissau e Cabo Verde.

Na presença de membros da Associação de Amizade Cuba-Africano (AACA), diplomatas do continente em Havana, o ex-embaixador de Cuba em Cabo Verde e combatentes internacionalistas, os laços históricos de solidariedade da ilha caribenha com o povo cabo-verdianos foram destacados.

A amizade entre as duas nações, com raízes profundas, foi adubada com sangue, suor e uma fé inabalável na luta por um mundo melhor, disse Oscar Oramas, vice-presidente da AACA.

Como prova do vínculo íntimo, ele disse que até agora já se formaram 645 alunos em Cuba deste país Africano e estudando actualmente 28 com bolsas de estudo.
Cabo Verde ganhou sua independência nacional de Portugal, em 5 de julho de 1975, alguns meses mais tarde e estabeleceu relações diplomáticas com Cuba.
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário