COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Portugal está entre os países mais seguros do mundo

Portugal está entre os países mais seguros do mundo. A conclusão é do ranking anual “Global Peace Index” ["Índice Global da Paz"], que mediu os níveis de segurança e de paz de 162 países.

 
O relatório, divulgado recentemente, mostra Portugal em 11.º lugar numa lista liderada pela Islândia, a Dinamarca, a Áustria e a Nova Zelândia. Do lado oposto está a Síria, o país menos pacífico e seguro do mundo e que ocupa o último lugar do ranking, a seguir ao Iraque, ao Afeganistão e ao Sudão do Sul.

Moçambique surge em 80º lugar, seguido pela Guiné Equatorial, enquanto que Angola ocupa a 86ª posição e o Brasil a 103ª. Já a Guiné-Bissau está no 120.º lugar.

O ranking é elaborado pelo Institute for Economics and Peace, sedeado em Sidney, na Austrália, e baseia-se na análise de critérios como a segurança pública, a violência exercida pelas polícias, a criminalidade grave, a justiça social, a actividade terrorista, a existência de conflitos armados, a militarização, a desigualdade de género, o PIB ou o comércio de armas.

Entretanto, esta tarde foi conhecido um outro ranking, elaborado pelo britânico Foreign and Commonwealth Office (FCO) e que indica os países mais e menos seguros para viajar. Portugal apresenta "risco latente" no que diz respeito à possibilidade de um ataque terrorista, situando-se num nível intermédio juntamente com países como a Áustria ou a Croácia.

Já a Espanha, a França, o Egipto e a Turquia são os destinos mais inseguros e com maior possibilidade de sofrerem atentados.
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário