COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Cabo Verde acolhe mostra de filmes da G-Bissau

A cidade da Praia acolhe, desde segunda-feira, uma mostra de filmes da Guiné-Bissau, no âmbito das festividades do 40º aniversário da independência de Cabo Verde, apurou a PANA de fonte da organização.


Em cartaz vão estar seis filmes, quatro dos quais são da autoria de Flora Gomes, o mais conceituado realizador bissau-guineense da actualidade.

Entre as películas que serão exibidas no cinema da parte histórica da capital cabo-verdiana figura “República de Meninos”, a mais recente longa-metragem de Flora Gomes, a que se juntam o filme “Os olhos azuis de Yonta”, “Mortu Nega” e “Nha Fala”, este último filmado em Cabo Verde.

Os outros dois filmes, assinados por Sana Na Hada, são “Xime” e “Bissau de Isabel”.

A mostra, que irá decorrer até 4 de julho próximo, véspera da data da proclamação da independência de Cabo Verde, em 1975, é a primeira iniciativa do projecto “Guiné-Bissau em Cabo Verde e Cabo Verde na Guiné-Bissau”.

Este projecto resulta de uma parceria recentemente celebrada entre a Associação de Cinema e Audiovisual de Cabo Verde (ACAV) e o Instituto de Cinema e Audiovisual da Guiné-Bissau com o propósito de levar ao conhecimento mútuo a filmografia de cada um dos desses países que viveram uma luta comum contra o colonialismo português para a independência nacional. A mostra, patrocinada pela Presidência da República de Cabo Verde e pela Câmara Municipal da Praia, conta também com o apoio do Consulado da Guiné-Bissau em Cabo Verde, da Associação de Guineenses residentes no arquipélago e da empresa Expo Arte.
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário