COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Índices de corrupção

Tajiquistão é líder na Ásia Central nos índices de corrupção, e os problemas neste domínio, não só pode afectar significativamente o país de desenvolvimento económico e de política social, mas também comprometer a sua segurança nacional, de acordo com analistas.


O "Índice de Basileia 2015 - Lavagem de Dinheiro", lançado em agosto, indicou que o Tajiquistão ficou em terceiro lugar para a corrupção entre 152 países. Os países que têm os maiores riscos para a corrupção, o branqueamento de capitais, financiamento do terrorismo e outros crimes semelhantes recebem as mais altas posições no ranking.

As classificações mais elevadas foram recebidos pelo Irã, Afeganistão, Tadjiquistão, Guiné-Bissau, Mali e, nessa ordem. Em 2014, o Tajiquistão teve lugar 152 entre 175 países no Índice de Percepção da Corrupção da Transparência Internacional, onde os piores países recebem os mais baixos rankings.

Respondendo a pergunta dos mídia Silk Road Reporters em relação às classificações de corrupção do país, Agência do Tajiquistão para o estado de Controlo Financeiro e Combate à Corrupção enviou um comunicado oficial dizendo que "o Tajiquistão tem ao longo dos anos aceite uma série de leis que ajudam a regular as questões relacionadas com a corrupção e prevenir tais crimes. Estamos também a cooperar com uma série de entidades internacionais para impedir os fatos de corrupção ".

De acordo com Abdugani Mamadazimov, chefe da Associação Nacional dos cientistas políticos, as raízes da corrupção terão ido tão fundo no Tajiquistão que as pessoas se adaptaram à "psicologia da corrupção", e esta poderia ser uma ameaça potencial para a segurança do país.

"Além disso, a compreensão do Estado de direito das pessoas é completamente errado no Tajiquistão. As pessoas não estão tentando resolver seus problemas através de formas legais mais, e eles ao invés assumem formas ilegais na maioria dos casos. E quando isso acontece, não há mecanismos legais que sejam usados, e o valor monetário de subornos e o nome de um funcionário de alto nível que você conhece começa o processo" .

"Este é um fenómeno muito assustador, mas isso é o que nós estamos indo na direção. Há uma necessidade urgente de mudança neste domínio. 

"As pessoas começaram a pensar, que se eles têm que passar por dificuldades para quê fazer as coisas de uma forma legal, quando eles podem pagar uma pequena propina e fazer as coisas? Mas quanto maior a demanda, maior os subornos ", acrescenta.
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário