COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

PM de Cabo Verde comenta impasse na G-Bissau

O Primeiro-Ministro, José Maria Neves, instado pelos jornalistas a comentar o impasse em torno da formação do novo Governo na Guiné-Bissau, apelou esta quarta-feira, a um “efectivo diálogo entre as partes” envolvidas para que se possa resolver essa situação a bem do povo e do desenvolvimento da Guiné-Bissau.


José Maria Neves falava em entrevista à margem do acto de abertura oficial do curso de medicina da Uni-CV, quando indagado pela imprensa presente no local sobre o assunto.

Dizendo “não querer intrometer-se” nos assuntos da Guiné-Bissau, o Chefe do Governo apelou aos actores políticos guineenses para que prevaleça o bom senso e o sentido de Estado e que estes saibam sentar-se à mesa e negociar uma solução, que já se faz urgente, para este imbróglio, sendo que desde o dia 12 de Agosto, aquando da demissão, pelo Presidente da República da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, do elenco governamental liderado então por Domingos Simões Pereira, que o país encontra-se sem governo.

Uma situação “incompreensível”, diz Neves, que um país “com as necessidades de desenvolvimento da Guiné-Bissau possa ficar tanto tempo sem governo, sem razão", opina.

Daí o apelo do Primeiro-Ministro cabo-verdiano, no sentido de haver “um efetivo diálogo entre as partes”. E acrescenta que “a questão é institucional, é política, tem a ver com o povo da Guiné-Bissau e devem-se criar as condições para que o país tenha governo e possa desenvolver-se".

Recorda-se que após a nomeação de um novo Primeiro-Ministro, Carlos Correia, o Presidente da República já deu ao conhecimento público a sua recusa em aceitar a lista do elenco governamental proposto por Correia, o que veio a aumentar as incertezas em relação a um desfecho breve e que volte a colocar a Guiné-Bissau nos trilhos da estabilidade e do desenvolvimento.
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário