COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Saúde Militar da CPLP aprova plano de acção com a ausência da G-Bissau

De acordo com a Declaração Final, a reunião aprovou ainda a metodologia a seguir para a elaboração de um Documento de Orientação Estratégica de Saúde da CPLP e a operacionalização do projecto do “Observatório da Saúde Militar da CPLP”, para monitorizar os fenómenos epidemiológicos.


O encontro decidiu igualmente promover a interoperabilidade em missões de assistência humanitária, através de Exercícios e Treinos Militares Conjuntos a serem projectados e implementados nos termos do Protocolo de Cooperação da CPLP no domínio da defesa.

A agenda do encontro proporcionou a oportunidade para os participantes reflectirem sobre a evolução da CPLP, das suas componentes, a evolução histórica da Saúde Militar, a discussão de temas científicos e projecção de acções conjuntas a desenvolver no Biénio 2016-2017.

O programa científico suscitou um grande interesse dos participantes, o que permitiu uma discussão exaustiva dos temas sobre as ameaças e riscos, catástrofes, assistência humanitária, doenças emergentes e a medicina operacional.

Em termos de perspectivas, o certame tomou conhecimento da disponibilidade da República de Moçambique em albergar, em data a indicar, a sede da realização do XVIII da Saúde Militar da CPLP.

O evento contou com a participação das delegações de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste, registando-se a ausência da Guiné Bissau.

Participaram igualmente convidados especiais, representando instituições académicas e científicas do Brasil (Fundação Osvaldo Cruz) e Portugal (Instituto de Higiene e Medicina Tropical de Portugal), Forças Armadas (África do Sul, Estados Unidos da América e Itália) e personalidades com mérito científico angolanas e cubanas.

(foto da net)

Sem comentários:

Enviar um comentário