COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Lisboa: Mesquita aproveita época de Natal para almoço solidário

Mais de 400 pessoas carenciadas almoçaram hoje na mesquita de Lisboa, onde desde 2005 há a tradição de uma refeição de Natal, apesar da comunidade muçulmana não comemorar a data do nascimento de Jesus Cristo.


Às 12:00, à porta do refeitório já aguardavam muitas pessoas, enquanto dentro de uma das cozinhas a sopa de feijão estava a ser passada numa enorme panela e as batatas a serem fritas.

Noutro lado, o frango era preparado e o pão saía quente de um pequeno forno para o almoço de Natal, no qual foram distribuídos 175 cabazes com bens de primeira necessidade. Durante o resto do ano, quinzenalmente, é organizada ali a "Sopa para todos".

Mahomed Abed, responsável pelo refeitório, acompanhou cada pormenor da preparação e do serviço à mesa, enquanto indicava à agência Lusa que este almoço "já é uma tradição" na comunidade.

"Apesar de sermos uma comunidade religiosa muçulmana, que não celebra o Natal, estamos inseridos na sociedade", justificou o responsável, notando que a ideia do almoço está em prática desde 2005.

O presidente da comunidade islâmica de Lisboa, Abdool Vakil, sublinhou a crença no "ecumenismo das várias religiões", que permite fazerem-se "muitos diálogos inter-religiosos".

"O que temos de promover um bocadinho mais é cumprimentarmos o outro quando ele tem uma festa da sua religião", defendeu Vakil, referindo que, com este almoço, os muçulmanos também se associam à celebração da maioria católica de Portugal.

Abdool Vakil recordou que Jesus Cristo é para os muçulmanos um profeta.
 
 
 
 

1 comentário:

  1. Acho bonito.
    É mais aquilo que nos une do que aquilo que nos separa.
    Embora a maior parte do tempo não seja assim que agimos.

    ResponderEliminar