A África Finance Corporation (AFC) é uma instituição financeira multilateral, com uma base de US $ 1 bilhão de capital. O AFC foi criada em 2007 e tem o compromisso de impulsionar o desenvolvimento infra-estrutural e estabilidade económica no continente. A empresa assinou recentemente em mais dois países ao seu portfólio de 11 países. Ruanda e Uganda são os primeiros países da África Oriental para se tornar membros da AFC.

Os países membros da AFC incluem Cabo Verde, Chade, Costa do Marfim, Gabão, Gâmbia, Gana, Guiné-Bissau, Guiné, Libéria, Nigéria e Serra Leoa. No mês passado, a Costa do Marfim, assinado em como o 11º membro da AFC. Rwanda assinaram instrumento de adesão e aceitação dos membros da Corporação no dia 4 de novembro e Uganda assinado em 6 de novembro.

Ambos filiação países mostram o compromisso da AFC de uma estratégia de expansão da sociedade que beneficiará esses países como o AFC tenta abordar as necessidades de infra-estrutura da África. Até à data, a Corporação investiu US $ 2,6 bilhões em projectos em 24 países africanos e em uma ampla gama de sectores, incluindo energia, telecomunicações, transportes e logística, recursos naturais e indústrias pesadas.

Uganda e Ruanda estão previstas para manter taxas de crescimento positivas ao longo dos próximos anos, com o FMI a previsão de crescimento do PIB de 5,6 por cento e 7 por cento em 2015, respectivamente. Localização geográfica central de Ruanda, na intersecção entre o Leste eo Sul tornou um centro comercial ponte entre as duas regiões.

Comentando sobre a nova associação de ambos os países, AFC, CEO, Andrew Alli disse que a AFC está animado com as oportunidades e desafios que colocam à frente deles. "Ao melhorar a infra-estrutura destas economias do Leste Africano fast-emergentes, esperamos facilitar estreitar os laços comerciais intra-regionais, uma meta que só pode ser alcançado se o transporte adequado, redes de telecomunicações e fornecimento de energia estão no lugar. A falta de infra-estrutura essencial continua a ser uma restrição crítica em toda a África; por exemplo, mais de 620 milhões de pessoas não têm acesso à electricidade confiável. AFC trabalha em estreita colaboração com as instituições públicas e privadas para desenvolver soluções de financiamento inovadoras para projectos de infraestrutura de grande escala na África e supervisiona todo o ciclo do projeto, desde a concepção até a conclusão. "

Hon. Matia Kasaija, o ministro das Finanças, Planeamento e Desenvolvimento Económico do Uganda, disse que Uganda tem o prazer de tornar-se um dos primeiros países do Leste Africano para se tornar membros da AFC. "AFC está trazendo inovação para o desenvolvimento e financiamento das infra-estruturas no continente." Enquanto o ministro ruandês das Finanças e do Planeamento Económico, o Sr. Claver Gatete, disse Ruanda o país pode se beneficiar a partir de soluções de financiamento da AFC. "Estou muito contente de anunciar oficialmente o Ruanda como o primeiro país membro do Leste Africano da Africa Finance Corporation, uma instituição de desenvolvimento bem conhecido por sua capacidade de fornecer soluções de financiamento inovadoras para grandes projectos de infraestrutura no continente."

Com esta recente membro da AFC, Ruanda e Uganda pode esperar mais desenvolvimento infra-estrutural e exploração plena de seus recursos naturais, indústria pesada, transportes e das telecomunicações.
 
( Omono Eremionkhale )