COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Fosfatos nas mãos da Toronto-Listada GB Minerals

Mineradora canadense Toronto-listada GB Minerals planeia investir 175 milhões dólares para começar a produzir fosfatos na Guiné-Bissau em 2017, uma primeira vez para o país do Oeste Africano muçulmano, disse seu presidente-executivo.


Guiné-Bissau está a tentar reavivar sua economia depois de um golpe militar em 2012. O Fundo Monetário Internacional diz que está a caminho de crescimento quase o dobro para 4,7 por cento este ano.

"Isso vai colocar a Guiné-Bissau no mapa mineração. O plano é entregar o nosso estudo de viabilidade para o governo em julho. Então, nós estamos apontando para ser financiado no final do ano e produzir em 2017," disse Luís da Silva.


O projecto também envolve um novo porto na Ponta Chugue, a leste da capital Bissau, no rio Geba. A partir daí, os fosfato será exportado para mercados internacionais.

Luís da Silva disse que espera que uma parte do fosfato, seja usado para fazer fertilizante, que será absorvido pelos países da região Oeste Africano, onde a demanda está crescendo rapidamente.

Fosfatos foram descobertos no local do Farim, a nordeste da capital, na década de 1980, embora sucessivos investidores nunca começaram o processo, em parte devido à instabilidade política.

Da Silva diz que altos custos de seguro de risco político entre 2012-14 depois do golpe eram proibitivos.

O primeiro-ministro Domingos Simões Pereira, eleito há um ano em uma votação pacífica, diz que o governo está a rever os contratos assinados sob administrações anteriores para garantir que eles são justos e que os parceiros têm os meios para investir.

Um de quatro documentos de estratégia do governo lançado em setembro listou o projecto Farim como "exigindo esclarecimentos antes que pudesse ser integrada no programa de desenvolvimento".

Instado a comentar sobre o impacto da revisão em suas operações, da Silva disse: "O acordo foi ratificado por vários administrações e temos plena confiança na nossa colaboração com o governo para tornar este projeto um sucesso."

Outro projecto de mineração principal do país é a mina de Bauxite Angola no sudeste em Boe. A maior parte das receitas anuais da Guiné-Bissau cerca de US $ 250 milhões actualmente vêm de caju e peixe exportações.


Sem comentários:

Enviar um comentário