COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

domingo, 18 de outubro de 2015

Marrocos com Israel na ONU votam contra o direito palestino à independência

O regime de Rabat apunhala palestinos pelas costas

O Reino de Marrocos votou com Israel contra a Declaração sobre a Concessão de Independência aos Países e Povos Coloniais, quando a comunidade internacional celebra o 55º aniversário da sua adopção.

 
Enquanto a Política Especial e Descolonização da ONU se preparava para adoptar o texto da resolução em questão, a delegação marroquina anunciou que o Marrocos votou contra ela, alinhando assim a posição Israel. Perante esta atitude do regime marroquino que, paradoxalmente, preside a comissão de Al-Quds - uma cidade onde os palestinos são mortos a cada dia por forças coloniais israelenses Rabat apoia a ONU - muitas delegações reagiu a esta atitude covarde do Makhzen, diretamente envolvidos na resolução como um país colonizador ao lado de Israel.
 
Uma fonte diplomática presente na reunião do Comitê expressou "particularmente surpreso com a linguagem utilizada pelos representantes do Marrocos," considerado "inadequado em um contexto de respeito mútuo para prevalecer nas relações entre diplomatas dentro UN ". Um diplomata afirmou, entretanto, que esta resolução "constitui o próprio fundamento do trabalho da nossa Comissão, para avançar a causa da descolonização", acrescentando que "votar a favor desta resolução é um voto para descolonização".
Para ele, "o colonialismo é um anacronismo que não deveria existir no século XXI".
 
Outro diplomata, por sua vez, denunciou "tentativas de manipular e pressão dos representantes de Marrocos para alcançar o seu objectivo político." Este comportamento dos representantes marroquinos "não vai responder a critérios éticos ou até menos do que isso de profissionalismo", dizem as nossas fontes que felicitaram além disso, o "excelente trabalho" feito pelo presidente e membros da Comissão Especial Descolonização "no pleno respeito das resoluções da ONU e as regras processuais." 
 

A resolução foi aprovada por uma maioria de 154 votos, para o desgosto de Marrocos e seu aliado Israel.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário