COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

sábado, 17 de outubro de 2015

Sistema financeiro da G-Bissau foi duramente afetado nos últimos dois anos

A estabilidade do sistema financeiro na Guiné-Bissau "foi duramente afectada pelo desenrolar dos acontecimentos dos últimos dois anos", considerou o Banco de Portugal nos Cadernos de Cooperação.


No documento que passa em revista os principais acontecimentos e indicadores económicos do ano passado até ao verão deste ano - data de fecho da publicação -, o Banco de Portugal elogia a melhoria das condições económicas, mas alerta que "as projeções para este ano têm de ser lidas com prudência" por causa da instabilidade política que se vive desde o verão.

"A melhoria da situação interna em 2014, à qual acresceu ainda a boa colheita da castanha de caju e a evolução favorável do preço desse bem, culminaram numa expansão da economia de 2,9%, o que compara com 0,9% em 2013", refere o BdP, no conjunto de documentos de análise sobre a evolução das economias dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e de Timor-Leste.

Para este ano, a previsão de crescimento é de 4,7%, "impulsionado pela construção e telecomunicações, tal como em 2014, e pela implementação de um ambicioso programa de investimento público".

Os acontecimentos dos últimos anos, diz o BdP, tiveram efeitos também no comércio: "As dificuldades sentidas pelo setor produtor de castanha de caju e a instabilidade política fizeram disparar o crédito em incumprimento, de 6,4% em 2012 para 25,7% em junho de 2014", contribuindo para a degradação do panorama financeiro.
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário