COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

sábado, 13 de fevereiro de 2016

A corrupção como modo de vida


África e corrupção são dois conceitos que se sobrepõem no subconsciente. Corrupção no continente negro é mais abrasivo do que na Europa ou na Espanha, a maioria assumido com resignação e palpável em qualquer tipo de ato.


Mas a sociedade civil, cansada de viver em um continente rico em recursos que não descolou, está expressando descontentamento e virando para baixo líderes corruptos.

Na quinta-feira, as ruas de Cidade do Cabo (África do Sul) desfilaram milhares de cidadãos que protestavam contra seu presidente, Jacob Zuma, enquanto a oposição o fez no Parlamento. Eles estão pedindo seu afastamento do cargo por corrupção. Porque, como milhões de pessoas que vivem com um dólar por dia, ele usou US $ 23 milhões [de pouco mais de 20 milhões de euros] em dinheiro público para reformar sua casa em Nkandla. A polícia teve que conter a massa com raiva que pressionado contra o Parlamento.

Este é apenas mais um caso desta epidemia que assola o continente. O coordenador regional para a África Oriental Transparência Internacional, Kaninda Samuel explicou ao mundo como ele chegou a essa situação: "A falta de vontade política e liderança para prevenir e combater a corrupção contribuem para níveis mais elevados. Quando as leis são inexistentes ou mal executados e instituições contra a corrupção não têm direito a cumprir o seu mandato, a impunidade da corrupção torna-se a ordem do dia ".

Os países mais corruptos

O 'top cinco' dos países mais corruptos, de acordo com a última pesquisa da Transparência Internacional publicou em 2014, não é surpreendente: a Somália, o Sudão do Sul, Eritreia, Guiné-Bissau e Angola, seguido de perto por Burundi, Zimbabwe e República Democrática do Congo.

Além da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção (UNCAC) e do Conselho Consultivo da União Africano contra a Corrupção (AUABC), existem agências em cada país para combater este mal. No entanto, "mas ainda têm de provar a sua eficácia, porque faltam recursos e têm pouca autonomia real", explica Kaninda.

Algumas semanas atrás, o governo da Nigéria fez figuras conhecidas de corrupção no país: nos últimos sete anos foram roubados dos cofres públicos mais de 6.800 mil milhões de [euros 6.045.000]. Presidente Muhammadu Buhari prometeu na campanha eleitoral combater os males. Uma vez que o governo alcançado: o grupo terrorista Boko Haram-mais de 3.000 pessoas mortas em todo 2015 e do início de um ano sangrento demonstraram seu fracasso e corrupção. De acordo com informações publicadas pelo Governo no final de janeiro, 55 pessoas, entre os quais ministros, governadores, funcionários do governo, banqueiros e empresários arrebataram a quantidade escandalosa acima mencionado entre 2006 e 2013 são contados.

A Nigéria é um das mais poderosos economias do continente, além do principal produtor de petróleo da África sub-saariana. "Se nós não matar-mos a corrupção, a corrupção vai matar a Nigéria", disse ele repetidamente Buhari. Uma premissa de que pode ser aplicado no restante do continente.


(O presidente de Sudáfrica, Jacob Zuma, e sua mulher)

Sem comentários:

Enviar um comentário