COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Em Bissau para mediar a crise


Obasanjo está acompanhado por uma equipa de 12 pessoas, foi mandatado pela Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e orientado pelo Presidente da Nigéria para “usar a sua experiência” para encontrar uma solução, disse a mesma fonte.

 
Logo depois de aterrar no Aeroporto Internacional de Bissau o antigo dirigente nigeriano deslocou-se à sede do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), que lidera o Governo, onde se reuniu com o presidente do partido, Domingos Simões Pereira, acompanhado de vários elementos da sua direcção. O Primeiro-Ministro, Carlos Correia, também assistiu à reunião, mas na qualidade de primeiro vice-presidente do PAIGC, indicou à LUSA fonte do partido.
 
Logo a seguir à reunião com o PAIGC, Olesegun Obasanjo, que não tem data de regresso à Nigéria, terá sido recebido pelo Presidente bissau-guineense, José Mário Vaz. A Guiné-Bissau está mergulhada numa crise política desde Dezembro, altura em que o Parlamento decidiu substituir 15 deputados da bancada do PAIGC que, entretanto, os havia expulsado do partido por alegada indisciplina partidária.
 
Os deputados em causa recusam-se em acatar a decisão, que consideram ilegal. Um juiz do Tribunal Regional de Bissau ordenou na segunda-feira a anulação da decisão do Parlamento em substituir os deputados, na sequência de uma providência cautelar.
Dias antes, no âmbito de outro pedido, o mesmo tribunal tinha pedido aos parlamentares expulsos que se afastassem e deixassem a Assembleia trabalhar.
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário