COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

sábado, 1 de novembro de 2014

Sugestão de leitura: "A PIDE/DGS na Guerra Colonial 1961-1974"

Sinopse
 
Este livro vai ficar como obra de referência inevitável e indispensável não só para todos os leitores seriamente interessados em conhecer como actuou a PIDE/DGS nas colónias africanas que se levantaram contra o domínio português mas também para todos os investigadores empenhados em aprofundar o conhecimento histórico de tal período dramático da história partilhada entre colonizadores e colonizados.

A historiadora Dalila Cabrita Mateus, doutorou-se em História Moderna e Contemporânea pelo ISCTE, com «distinção e louvor», ao defender a tese reproduzida neste livro.

Nota do Autor

"Este não é um livro de fácil digestão. Fomos educados num país que nunca soube viver a História senão como História Santa. E com silêncios e desresponsabilização se têm tecido muitos dos nossos desencontros com a História. Mas, atenção. Não sou partidária de uma concepção judiciária da história, não pretendo julgar quem quer que seja. Tal como outros, também eu me oriento pelo lema inscrito por Eça e Ramalho no pórtico das «Farpas»: 'Guerra aos Factos. Paz aos Homens'".
Dalila Cabrita Mateus


Críticas de imprensa
 
"(...) é um estudo pioneiro, substancial e fundamental para aferirmos sem fantasias a violência extrema das acções desta polícia política em terrenos africanos."
Margarida Calafate Ribeiro, Mil Folhas (Público), 02 de Janeiro de 2005
 
 

 


 
A PIDE/DGS na Guerra Colonial 1961-1974
 
Edição/reimpressão: 2004
Páginas: 464
Editor: Terramar
ISBN: 9789727103690
 

Sem comentários:

Enviar um comentário