COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Nigéria: Entre miséria e Boko Haram

Às vezes Moussa Boulama passam toda a noite sentado sob uma árvore.

Duas semanas atrás Boko Haram atacou a sua aldeia na fronteira entre o Níger e a Nigéria, e todos decidiram abandonar as suas casas e colheitas e procurar um lugar mais seguro.


Agora, os 4.000 habitantes de Argou Goumseri vivendo em abrigos de galhos e coberta com palha e plásticos com um metro do chão e foram construídos ao correr pela única estrada asfaltada na região. Mas mesmo aí eles não se sentem a salvo da fúria de uma seita que só nos últimos dois anos estima-se que matou 16.000 pessoas. "Estamos a três quilómetros da fronteira, do outro lado do Boko Haram pessoas deixaram, então eu só quero dormir", diz Boulama.

O vento do deserto bate forte, e à noite a temperatura cai para 10 graus. Não há cobertores, apenas alguma comida e água, as crianças estão todos doentes: conjuntivite, diarréia, resfriados.

É um fio interminável de pessoas, Boko Haram tem empurrado o êxodo de quase dois milhões de pessoas que chegam com nada e estão instalados onde podem.
The National Highway 1 que passa pela região de Diffa no Níger, é o lugar da destino de dezenas de milhares de refugiados e pessoas deslocadas que fogem da Nigéria ou nas proximidades de uma fronteira, onde 70 aldeias passaram a  áreas abandonadas.

 
(

Sem comentários:

Enviar um comentário