COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Portugal um dos países mais livres do Mundo

O relatório anual da Freedom House coloca Portugal na lista de países considerados livres, com uma classificação de 97 pontos, numa escala de 0 a 100.


Portugal está entre os países mais livres do mundo. A classificação é dada pelo relatório ‘Liberdade no Mundo 2016′, da organização não-governamental Freedom House, que classifica os países numa escala de 0 a 100, sendo que Portugal consegue 97 pontos, superando outros países europeus, como Itália (89), França (91), Espanha, Reino Unido e Alemanha (todos com 95).

No entanto, globalmente, o resultado do relatório não é positivo. Segundo a organização não-governamental, várias crises simultâneas aumentaram os sentimentos xenófobos nas democracias e as pressões dos ditadores sobre os contestatários, resultando na diminuição das liberdades no mundo pelo 10.º ano consecutivo. Dos 195 países analisados, 86 (44%) foram considerados totalmente livres, 59 (30%) parcialmente livres e 50 (26%) foram considerados países não-livres.

A Freedom House, que analisa os dados de 2015, conclui que as democracias na Europa e nos Estados Unidos da América tiveram dificuldades em lidar com conflitos fora das suas fronteiras, nomeadamente a guerra civil na Síria, que originou uma onda de refugiados e alimentou grupos terroristas – responsáveis por ataques terroristas, nomeadamente os ataques a 13 de Novembro em Paris – e que representa “o mais complexo desafio à paz e à estabilidade” dos próximos anos.

Como consequência, analisa o relatório, o aumento das preocupações dos países democráticos conduziram a reacções “populistas e, muitas vezes, preconceituosas” e a novas medidas de segurança que “ameaçam os valores centrais de sociedades abertas”.



Sem comentários:

Enviar um comentário