A Cidade da Praia acolhe, a partir desta segunda-feira,9, a Reunião das Comissões Nacionais dos Estados-Membros da Comissão Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) sobre as armas de fogo ligeiras e de pequeno calibre.
Com o fim previsto para o dia 12 de Junho, a reunião foi aberta pela ministra da Administração Interna de Cabo Verde, Marisa Morais, que enalteceu o esforço desenvolvido pelo governo nacional para combater este fenómeno (aumento da violência ligada ao uso e porte de armas).
O evento visa, entre outros objectivos, estabelecer as principais actividades a financiar e identificar, bem como formalizar, as orientações relativas às comissões nacionais dos países-membros da CEDEAO, sobre armas de fogo ligeiras.
É de salientar que a problemática da proliferação, circulação, transferência e utilização ilícita de Armas Ligeiras e de Pequeno Calibre e Outros Materiais Afins (ALPC) continua a ser uma grande ameaça para a segurança, desenvolvimento e estabilidade em todo o mundo. No entanto, a situação é particularmente preocupante na sub-região oeste-africana, onde Cabo Verde se insere.
Sem comentários:
Enviar um comentário