O primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, inicia, esta quarta-feira, 11, uma visita oficial a Cabo Verde, após passar por São Tomé e Príncipe e pela Guiné-Bissau.
Entre os principais assuntos contemplados na agenda do primeiro-ministro timorense encontram-se o reforço das relações bilaterais com Cabo Verde e a preparação da Cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que se realiza no próximo mês de Julho, em Díli.
Em Cabo Verde, Xanana, acompanhado pela delegação timorense, irá entregar ao presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, e ao primeiro-ministro, José Maria Neves, um convite para participarem na cimeira de chefes de Estado e de Governo da CPLP, que este ano acontece, como já foi dito, na capital timorense, sob o lema “CPLP e a Globalização”.
Esta edição da cimeira da CPLP tem um carácter histórico, uma vez que Timor-Leste assumirá, pela primeira vez, a presidência rotativa da organização e a Guiné Equatorial poderá vir a ser admitida como estado-membro.
Para além da Guiné Equatorial, o Japão, a Índia e a Indonésia já manifestaram o seu interessem em aproximarem-se da comunidade lusófona, o que demonstra o amadurecimento, a importância e o crescimento do bloco.
Esta será a segunda visita de Xanana Gusmão a Cabo Verde, sendo que a primeira decorreu em 2000, quando o mesmo era presidente da República de Timor-Leste.
Sem comentários:
Enviar um comentário