COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Aeroportos portugueses cresceram 11% em 2015

Os aeroportos portugueses sob gestão da ANA Aeroportos de Portugal registaram o maior crescimento de sempre no ano de 2015, com um aumento de 11% no movimento de passageiros face ao ano anterior, totalizando 38,9 milhões.


Os dados foram apresentados nesta quinta-feira, 7 de janeiro, pela ANA, em conferência de imprensa realizada no Aeroporto de Lisboa.
Segundo os dados revelados, a maior subida percentual foi registada nos aeroportos da Região Autónoma dos Açores, arquipélago situado no Atlântico Norte, onde a ANA tem a concessão de quatro dos nove aeroportos regionais – um em cada ilha. Nos aeroportos de Ponta Delgada (ilha de São Miguel), de Santa Maria (ilha do mesmo nome), da Horta (ilha do Faial) e das Flores (ilha do mesmo nome) o aumento de tráfego global foi de 25,7%, chegando aos 1,6 milhões de passageiros, no ano da liberalização das ligações aéreas para o arquipélago açoriano.

O Aeroporto de Lisboa ultrapassou a barreira dos 20 milhões de passageiros em 2015, uma subida de 10,7% face ao ano anterior e o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, na cidade do Porto, atingiu 8,1 milhões de passageiros, um crescimento de 16,7% face a 2014.

Já em Faro, no Algarve, o crescimento foi de 6,4%, para os 6,4 milhões de passageiros, enquanto na Região Autónoma da Madeira (aeroportos das ilhas da Madeira e do Porto Santo) se atingiu os 2,7 milhões de passageiros, mais 6,3% do que no ano anterior.

Segundo a ANA, “o crescimento sustentado de passageiros dos últimos anos resulta da atratividade dos aeroportos da rede e do esforço de captação de novas rotas e companhias aéreas”.
“Por outro lado, os últimos dois anos foram marcados por um forte crescimento do tráfego denominado de ‘low cost’, principalmente em 2015, ano em que o crescimento das companhias de baixo custo foi bastante superior ao registado no segmento tradicional”, refere ainda a gestora aeroportuária, detida pelo grupo francês Vinci, através da Vinci Airports.

A ANA Aeroportos de Portugal (a empresa também é designada por Grupo ANA) é concessionária e responsável pela gestão dos aeroportos em Portugal Continental (Lisboa, Porto, Faro e Terminal Civil de Beja), na Região Autónoma dos Açores (Ponta Delgada, Horta, Santa Maria e Flores) e na Região Autónoma da Madeira (Madeira e Porto Santo). Em Setembro de 2013, o Grupo ANA foi integrado na VINCI Airports.





Sem comentários:

Enviar um comentário