COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

sábado, 23 de janeiro de 2016

Quotas não pagas, faz perder o direito de voto na ONU

Secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, informa a Assembleia Geral que 15 países estão em atraso no pagamento de sua contribuição anual para o orçamento regular da ONU, o que significa que não podem votar no conjunto de 193 membros, a menos que haja circunstâncias excepcionais.


A carta de Ban datada de segunda-feira e divulgada na sexta-feira, inicialmente, também incluiu o Irã, que estava sob sanções da ONU sobre seu programa nuclear até que no último sábado, segundo um porta-voz da Assembleia diz que o Irã "só paga", para que ele possa agora votar.

A perda dos direitos de voto na Assembleia Geral é talvez o mais embaraçoso para a Venezuela, que actualmente é membro do Conselho de Segurança e realizará a sua presidência rotativa próximo mês. Sendo em atraso não afecta seu direito de voto no conselho, mas estar na lista pode ser vista como uma perda de status na ONU.

A carta do secretário-geral observa que a Assembleia Geral pode permitir que os Estados membros possam votar "se for provado que a falta de pagamento se deve a circunstâncias alheias ao controle do membro".

O conjunto fez aprovar uma resolução que dá cinco países pobres e dilacerados por conflitos na lista do direito de voto durante a sessão actual, que termina em setembro - Comores, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Somália e Iémen.

A carta dá o pagamento mínimo que os nove outros países devem fazer para ter seu direito de voto restaurado.

Os valores variam de cerca de US $ US3 milhões ($ A4.30 milhões) para a Venezuela e US $ US2.1 milhões para a República Dominicana, para US $ US2155 para São Vicente e Granadinas e $ 1.360 para o Burundi.

Os outros cinco países que perderam os seus direitos de voto são Bahrein, Líbia, Mali, Ilhas Marshall e Vanuatu.



Sem comentários:

Enviar um comentário