COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Organização portuguesa apoia projeto de parque urbano de Bissau

O primeiro parque urbano de natureza e de lazer de Bissau deverá ser construído até outubro, num projecto da organização portuguesa Monte e da Câmara Municipal de Bissau (CMB), anunciou hoje a delegação guineense da União Europeia (UE).


O projecto, financiado também pela UE, visa a recuperação da Lagoa de N'Batonha, situada entre o mercado central de Bissau e os terrenos da Marinha guineense.

O anúncio foi feito hoje em comunicado por se assinalar o Dia Internacional das Zonas Húmidas.

O parque vai incluir um centro interpretativo da natureza no local, um percurso pedonal, espaços para desporto, uma pista de corrida, parque infantil e cafetaria, entre outros.

Durante os meses de março e abril será definido de forma participativa "um modelo de gestão do espaço para sua manutenção" e o concurso para exploração da cafetaria e esplanada deverá ser lançado até julho.

Para o último trimestre do ano estão previstas acções de sensibilização sobre a importância das zonas húmidas, em particular, actividades de educação ambiental dirigida às escolas de Bissau.

O projecto está orçado em 395 mil euros, comparticipado a 80% pela UE.

O 'Kau di Catchu ku Kau di Pecadur' visa apoiar os quadros técnicos da CMB na identificação das problemáticas associadas à gestão do território urbano, como a preservação e a recuperação de zonas de elevado interesse ecológico, potenciando os seus usos e valências.

Além da requalificação de um espaço público, prevê-se capacitar os técnicos municipais e desenvolver "um modelo de gestão, através de uma parceria público-privada" que possa ser aplicado noutros pontos da capital.

A Monte-ACE é uma organização não-governamental portuguesa criada em 1996 que tem como missão "promover o desenvolvimento sustentável e inclusivo das comunidades rurais".
 
 
(foto da net)
 

Sem comentários:

Publicar um comentário