COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Portugal disponível para apoiar criação de Conservatório das Artes em Cabo Verde

"Estamos disponíveis, até ao limite do que nos for possível em termos de recursos humanos, de algum 'know-how' de que dispomos e de uma experiência muito grande que temos no ensino das várias áreas das artes, para cooperar com Cabo Verde", disse João Soares.


O ministro, que falava aos jornalistas no final de um encontro com o seu homólogo cabo-verdiano, Mário Lúcio Sousa, adiantou que Portugal poderá "disponibilizar pessoas com experiência de trabalho nestas áreas", acrescentando que Portugal virá "também para aprender" com o que se faz em Cabo Verde.

"Estamos aqui numa perspetiva de grande de humildade e de cooperação, numa lógica de profunda admiração por aquilo que tem sido o trabalho do Governo de Cabo Verde, nomeadamente na área da cultura", acrescentou João Soares.

O ministro português visitou, durante a tarde de hoje, a sede da Biblioteca Nacional, as futuras instalações do Conservatório Nacional das Artes, e o Banco da Cultura, projeto que considerou "particularmente original".

O Banco da Cultura gere os fundos anuais destinados à cultura através do financiamento de projetos.

Por seu lado, o ministro cabo-verdiano explicou que Cabo Verde, está "a focalizar a cooperação" no projeto do Conservatório Nacional das Artes.

"Temos um conservatório no qual já estamos a trabalhar há dois anos. Neste momento o edifício está em obras e partir de março começamos a preparar o ano letivo 2016/17 e estamos a contar com a colaboração de Portugal para trazer professores da área da música, do teatro, da dança e das artes plásticas e não apenas professores, mas também gestores", disse Mário Lúcio Sousa.

O ministro cabo-verdiano disse que o seu país já conta com o trabalho de professores e músicos de Portugal, mas sublinhou o facto de esta colaboração passar agora a ser tratada como "um assunto da cooperação estratégica" entre os dos países.

"A cultura, o conservatório que cubra essas várias áreas, a orquestra nacional, o ballet entram também dentro do plano estratégico de cooperação", disse.

O ministro João Soares integra a comitiva do primeiro-ministro António Costa naquela que é a sua primeira deslocação oficial a Cabo Verde como chefe do Governo.


Sem comentários:

Enviar um comentário