COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Visita de António Costa tem "elevado significado político" segundo Presidente de Cabo Verde

Jorge Carlos Fonseca, presidente da República de Cabo Verde, afirma em declarações ao Negócios que uma das prioridades da CPLP deve ser a de resolver o "problema da livre circulação"


O presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, classifica como acto de "elevado significado político" a visita que o primeiro-ministro, António Costa, fará a Cabo Verde entre terça-feira, 19 de Janeiro, e quarta-feira, 20 de Janeiro.

"Sem dúvida alguma, entendemos que, ao escolher Cabo Verde, um país de língua oficial portuguesa e africano, para realizar sua primeira visita oficial, o primeiro-ministro português terá querido, com um acto de simbolismo e de elevado significado político, marcar, de forma particular, a importância e o nível de relacionamento entre os dois países", afirmou Jorge Carlos Fonseca ao Negócios.

O presidente da República cabo-verdiano sublinha que a visita de António Costa, a primeira deslocação de carácter oficial enquanto primeiro-ministro de Portugal, sublinha "igualmente a importância que pretende conferir à afirmação do espaço de língua portuguesa, conhecendo o engajamento e o que Cabo Verde pode representar no desenvolvimento da CPLP".

Na declaração ao Negócios, Jorge Carlos Fonseca, defende também um levantamento das barreiras que actualmente existem na circulação de pessoas pertencentes à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP") "Para nós, a CPLP deve ser cada vez mais uma Comunidade de Povos, pelo que o problema da livre circulação deve constituir um objectivo a atingir. Como presidente de Cabo Verde tenho defendido esta posição, que, aliás, já sufragava bem antes", enfatiza o chefe de Estado.

António Costa desloca-se a Cabo Verde a convite do seu homólogo José Maria Neves e a visita contempla um encontro de carácter institucional com o presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, O primeiro-ministro português faz-se acompanhar nesta visita dos ministros dos Negócios Estrangeiros e da Cultura, Augusto Santos Silva e João Soares, respectivamente.

Durante a deslocação, António Costa e José Maria Neves deverão lançar as bases para a discussão do Programa Estratégico de Cooperação (PEC) 2016-2018. Segundo a agência Lusa, as energias renováveis, economia marítima e tecnologias de inovação deverão ser as apostas inovadoras do novo programa de cooperação português com Cabo Verde.
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário