COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Município cabo-verdiano é o primeiro a aderir ao projeto mundial 'Família do lado'

Em comunicado, a Câmara Municipal da Boavista justificou a adesão ao projeto com a enorme comunidade imigrada residente na também conhecida como 'Ilha das Dunas' e uma das mais turísticas do arquipélago cabo-verdiano.
 projecto
A autarquia, que já divulgou a ficha de inscrição, sublinha o facto de dispor de um Gabinete de Apoio ao Imigrante, que ao longo do ano desenvolve várias iniciativas para promover a integração plena dos estrangeiros residentes na ilha.

O  denominado 'Família do lado', realizado em vários países do mundo, nasceu em 2004 na República Checa e visa promover a criação de novos mecanismos de aproximação de grupos, permitindo acabar barreiras, quebras preconceitos e integrar os imigrantes.

Pretende ainda contribuir para a construção de uma imagem positiva em torno da interculturalidade e da diversidade cultural, uma vez que a família anfitriã realiza um almoço-convívio típico da sua cultura, como forma de acolhimento do "outro".

Os almoços acontecem em simultâneo no dia 22 de novembro, às 13:00, em todos os países que aderem ao projecto.

Portugal aderiu ao projecto em 2012 e é desenvolvido no país pelo Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI), com o apoio do Fundo Europeu para a Integração de Nacionais de Países Terceiros (FEINPT), em parceria com a Rede de Centros Locais de Apoio à Integração de Imigrantes (CLAII).

Itália, Espanha, Hungria, Malta e Eslovénia são outros países que também fazem parte da iniciativa e que também vão juntar à mesma mesa famílias que não se conheciam com o objectivo de promover as relações interculturais.
 
 
(foto: lusa)
 

Sem comentários:

Enviar um comentário