COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

terça-feira, 24 de novembro de 2015

DROGA: Na mesma sala em Bissau as lideranças da África Ocidental e Organizações

O Comité Político de Alto Nível da Iniciativa para a Costa Oeste Africana (WACI), enquanto estrutura de apoio ao Plano de Acção Regional da CEDEAO para a luta contra narcotráfico e o crime organizado na África Ocidental, reuniu-se em Bissau.


O encontro permitiu fazer balanço dos progressos na implementação da Iniciativa, visando combate ao tráfico de droga na África Ocidental, e discutir soluções para os países. Pierre Lapategue, representante regional para África Ocidental e Central do Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime, considera que uma justiça forte representa o ponto determinante no combate ao tráfico de droga e o crime organizado. Numa outra abordagem ligada à região africana, Lapategue admite haver recrutamento de pessoas pelos movimentos extremistas islâmicos.

Outro ponto assente e que mereceu destaque no encontro foi que a África Ocidental é conhecida como sendo uma região de trânsito do tráfico de cocaína da América Latina para Europa, daí a preocupação da Comunidade Internacional na luta contra o flagelo.

A reunião juntou na mesma sala o representante do presidente da Comissão da Cedeao, Miguel Trovoada, representante de Ban ki-Moon na Guiné-Bissau, Mohamed Ibn Chambas, representante do secretário-geral da ONU para África Ocidental, igualmente Presidente de WACI, projecto conjunto de luta contra o narcotráfico na região e que está a ser implementado pelas Nações Unidas e a Interpol, em colaboração com a Cedeao.




Sem comentários:

Enviar um comentário