COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

terça-feira, 24 de novembro de 2015

População oriunda de Portugal em Timor Leste

Timor-Leste tem hoje uma população oriunda de Portugal quase tão grande como a que vivia no território no final de 1974, sendo que hoje a sua composição é muito mais diversa, com uma crescente fatia a trabalhar no setor privado.

Timor-Leste tem hoje uma população oriunda de Portugal quase tão grande como a que vivia no território no final de 1974, sendo que hoje a sua composição é muito mais diversa, com uma crescente fatia a trabalhar no sector privado.

Professores e assessores de topo o tipo (destacados em ministérios, departamentos públicos, no Parlamento Nacional e na Presidência da República ou outras instituições do Estado) representam a maior fatia de uma população que poderá rondar entre 2.000 e 2.500 pessoas.

Números exactos são difíceis de confirmar, sendo que a secção consular da Embaixada de Portugal em Díli tem registados 17.154 portugueses dos quais 2.265 oriundos de Portugal.

Mas se esse número pode pecar por excesso - há muitos que já saíram do país e não deram baixa dos registos consulares - também pode pecar por defeito, porque há muitos a viver no país que continuam sem se registar na embaixada.

Note-se, por exemplo, e em contraste com este número que o censo de 2010 só registou 318 portugueses, desconhecendo-se ainda quantos ficaram registados no censo conduzido este ano.

Desde 1999 que, como nunca, a comunidade portuguesa em Timor-Leste tem vindo a consolidar-se, com os veteranos de várias décadas de vida no país (o 'avô' Serra, por exemplo, está no país há 51 anos) a terem agora uma segunda leva de residentes longevos: quatro ou cinco portugueses que vivem no país desde pelo menos 2000.

Logos nos primeiros anos pós-referendo, a presença portuguesa era claramente dominada por militares e polícias - chegaram a ser mais de 1.100 - com professores a formarem o segundo grande grupo.

Hoje a composição é muito mais variada com a chegada de novos empresários - alguns que estiveram no país noutras funções, incluindo integrando forças de segurança - e que montaram negócios, de construção civil, serviços ou retalho.

Funcionários de grandes empresas timorenses ou de grandes projectos luso-timorenses, como o Serviço Nacional de Cadastro (SNC,) ou ligados a empresas como a Ensul, que além da construção civil enveredou nos últimos anos para as grandes superfícies, com a abertura do supermercado 'mais português' de Timor-Leste.

Há portugueses que vieram montar um concessionário automóvel, vários que participam em projectos de voluntariado ou apoiam organizações não-governamentais e outros que vieram para abrir lojas, padarias e pastelarias e até espaços para ocupações de tempos livres.

Apesar de ser uma colónia antiga, a presença portuguesa em Timor-Leste nunca foi particularmente numerosa.

Em 1750, 49 anos depois de o primeiro governador português assumir funções em Lifau - a praia onde primeiro desembarcaram portugueses na ilha e a primeira capital de Flores, Timor e Solor - o recenseamento dava conta de apenas 15 europeus na ilha, maioritariamente missionários.

Dois séculos depois, o recenseamento de 1950 confirma que a população portuguesa atingia "568 almas", com um total de 2.022 mestiços, numa população total de 442.378.

Em 1973, os portugueses oriundos de Portugal - incluindo pessoal das Forças Armadas e familiares - eram quase 3.000.

Os últimos dados disponíveis notam que, no final de 1974, estavam em Timor-Leste cerca de 2.500 homens e 500 mulheres portugueses, a maioria soldados, cabos e sargentos.

É também nessa altura que o Conselho de Ministros e o secretariado do Movimento das Forças Armadas nomeiam o que seria o último governador de Timor português, o tenente-coronel Mário Lemos Pires.

No seu livro, o governador nota que no último período, antes da retirada, estariam em Timor cerca de 5.000 portugueses, um número mais reduzido do que a comunidade portuguesa em Sydney, a maior cidade australiana.
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário