COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

domingo, 8 de novembro de 2015

Vão estar presentes dezenas de líderes na cimeira UE-África em Malta

Os presidentes e primeiros-ministros dos Estados-Membros da União Europeia e mais de trinta países africanos, considerados de origem ou de trânsito dos migrantes que chegam ou tentam chegar à Europa são convidados, em 11 e 12 de novembro, para a Cimeira Valletta.

 
Às 12:00, terá lugar na capital maltesa, uma reunião informal do Conselho Europeu, com a participação de chefes de Estado e de Governo da UE para acompanhar as medidas tomadas até agora para resolver o crise migratória no bloco.

Dos 28 Estados-Membros da União Europeia, pelo menos 24 serão representados por seus chefes de Estado ou de Governo em Valletta, enquanto outras reuniões será a nível ministerial, de acordo com uma fonte diplomática.

Haverá uma "boa representação" ao nível dos presidentes dos 35 convidados dos Estados Africanos, disse essa fonte. Os países de onde provêm os migrantes principalmente económicos, particularmente do Sahel, na África Ocidental e do Leste, fazem a maioria dos convidados. Níger, Guiné, Nigéria, Senegal, Mali, Mauritânia, Togo, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Costa do Marfim, Benin, Burkina Faso, Camarões, Cabo Verde, Serra Leoa, Libéria, República Centro Africano, Chade, Gabão, Gâmbia, Gana, República Democrática do Congo e Congo estão convidados, assim como a Eritreia, Etiópia, Somália, Sudão, Sudão do Sul, Djibouti, Quénia e Egipto. Tunísia, Líbia e Marrocos também foram convidados, bem como a Argélia, como país observador.
 
Também foram convidados como observadores países europeus não membros da UE, Noruega, Islândia e Suíça.

Várias organizações internacionais também estarão presentes: a União Africana (UA), a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), a Liga Árabe, Organização das Nações Unidas (seu secretário-geral, Ban Ki-moon, está na lista de convidados) e da Organização Internacional para as Migrações (OIM).

Também presentes estarão representantes de agências europeias como a Frontex (vigilância das fronteiras externas da UE).
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário