O Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) português afirmou esta quinta-feira que Portugal estará representado a nível político nas celebrações dos 500 anos da chegada dos navegadores portugueses a Timor-Leste.
Contactada pela Lusa, fonte do MNE disse que Portugal "estará representado a nível político e será uma alta figura do Estado". O nome do representante de Portugal será divulgado assim que conhecido, acrescentou a mesma fonte.
O primeiro-ministro timorense, Rui Maria de Araújo, considerou hoje que "seria deselegante" Portugal não enviar qualquer representante para as celebrações do 500º aniversário da chegada dos navegadores portugueses a Timor-Leste, que decorrem este mês.
Na sequência das eleições legislativas de 4 de Outubro, o Presidente da República indigitou o líder da coligação PSD/CDS-PP, Pedro Passos Coelho, para primeiro-ministro, por ter vencido as eleições. Face a um maior número de deputados da esquerda, PS, BE e PCP anunciaram que vão chumbar o programa do novo Governo no Parlamento, que será discutido e votado na Assembleia da República a 9 e 10 de Novembro, estando a decorrer negociações entre aqueles partidos para a formação de um executivo alternativo. A coincidência deste calendário com as celebrações em Díli está, assim, a ser gerida no Palácio das Necessidades pelo chefe da diplomacia portuguesa.
Eventos decorrem este mês e autoridades timorenses considerariam "deselegante" ausência de Portugal.
Sem comentários:
Enviar um comentário