Cabo Verde vai acolher em 2016 um exercício militar conjunto com os Estados Unidos, anunciou o ministro da Defesa, Rui Semedo, durante uma visita ao contratorpedeiro USS McFaul, que hoje efectuou uma curta paragem no porto da Praia.
Segundo o ministro, este será o próximo projecto de cooperação no sector da segurança marítima entre os dois países.
Rui Semedo falava aos jornalistas no final de uma visita ao contratorpedeiro da marinha norte-americana, que fez uma paragem de algumas horas em Cabo Verde a caminho dos Estados Unidos.
O ministro evocou a intensa cooperação entre a guarda-costeira de Cabo Verde e a marinha dos Estados Unidos nas áreas de formação de quadros, no apoio técnico, meios navais e fiscalização, adiantando que o referido exercício se realiza nesse âmbito.
Rui Semedo alertou ainda para a importância de garantir a segurança e soberania marítimas, considerando que são alvo de várias ameaças, que vão desde a criminalidade organizada à poluição.
"A segurança marítima, hoje, é uma dimensão que preocupa todos os países do mundo, porque temos enfrentado vários problemas como a criminalidade organizada, a pirataria marítima e a poluição marítima, por isso precisamos garantir a estabilidade nos nossos mares, garantir a soberania marítima e contribuir também para que o mar seja um espaço de projecção e de desenvolvimento económico", disse Rui Semedo, citado pela agência Inforpress.
O USS McFaul está de regresso aos Estados Unidos depois de uma missão de sete meses, em que efectuou, designadamente, operações de resgate de vítimas de catástrofes no mar.
Sem comentários:
Enviar um comentário