COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Nota positiva no programa de desenvolvimento norte-americano MCA

Cabo Verde teve nota positiva na avaliação deste ano do programa norte-americano Millenium Challenge Corporation(MCC), conseguindo a melhor pontuação na governação e a nota mais fraca nas liberdades económicas, segundo o relatório entregue hoje ao executivo cabo-verdiano.


Millenium Challenge Corporation (MCC) é uma instituição norte-americana que gere os fundos do programa Millenium Challenge Account (MCA), que financiam projetos de desenvolvimento em vários países.

A avaliação aos 100 países elegíveis para estes fundos é feita anualmente.

O relatório deste ano foi hoje entregue pelo embaixador norte-americano em Cabo Verde, Donald L. Helflin, à ministra-Adjunta Cristina Fontes Lima, em representação do primeiro-ministro José Maria Neves, que se encontra em visita a Angola.

De acordo com a avaliação, Cabo Verde consegue a melhor pontuação nas questões ligadas à qualidade da governação, que inclui indicadores como direitos políticos, liberdades civis, liberdade de informação, eficiência governativa/administrativa, cumprimento das leis e controlo da corrupção.

O país foi também avaliado positivamente na categoria investimento nas pessoas, tendo melhorado a sua pontuação em relação às avaliações anteriores.

Os maiores desafios, como admitiu a ministra Cristina Fontes Lima, continuam a ser os aspetos relacionados com as liberdades económicas.

A inflação, direitos e acesso à terra, negócios e qualidade da regulação conseguem resultados positivos, enquanto a política fiscal, a política comercial e o acesso ao crédito revelam piores indicadores.

A falta de recursos, a dimensão do mercado financeiro e fraca capacidade de poupança, agravadas pela crise económica internacional, foram apontadas como as razões para a fraca avaliação nesses aspetos.

O embaixador dos Estados Unidos da América, Donald L. Helflin, destacou o exemplo de Cabo Verde em matéria de "democracia, boa governação e competitividade em África", adiantando que os resultados do Scorecard 2016 do MCC evidenciam o progresso do país nos últimos anos.

"Desde 2004 quando Cabo Verde foi selecionado pelo MCC, que o país tem demonstrado o seu compromisso com a excelência comprovado através de dados estatísticos. O programa MCC é um investimento no povo de Cabo Verde", disse o diplomata, adiantando que o programa já disponibilizou a Cabo verde cerca de 175 milhões de dólares.

O programa MCA visa estimular a democracia e o desenvolvimento dos países, a as avaliações são feitas com base em critérios como o funcionamento das instituições, desenvolvimento social e económico ou a defesa dos direitos e liberdades dos cidadãos.
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário