COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

O carnaval de Mohamed VI no Sahara Ocidental

Mohamed VI no Sahara Ocidental: visível ou incógnito? E por quanto tempo?


O rei de Marrocos anunciou que visitaria a partir de hoje a capital do Sahara Ocidental ocupado para comemorar o 40º aniversário da Marcha Verde e da ocupação militar da antiga colónia espanhola. Irá estar ali? Por quanto tempo? A agenda do monarca é desconhecida...

A imprensa marroquina noticiava agora mesmo que « Après le séjour du souverain au Sahara et qui devrait durer près de dix jours pour les festivités marquant le 40ème anniversaire de la Marche Verte, Mohammed VI est attendu à Mohammédia », afirma o jornal marroquino online Le360 citando fontes autorizadas. Aguardam-se mais informações do interior do território que expliquem esta eventual «visita de médico»…! 

Entretanto, a administração de ocupação marroquina estava preparando a visita de Mohamed VI com denodo, tendo comprado e distribuído milhares trajes tradicionais saharauis — darras (para homem) e melfhas (de mulher) — aos colonos marroquinos que vivem na cidade.

Com esta operação carnavalesca o regime pretendia confundir a opinião pública internacional fazendo crer que os saharauis aceitam a sua marroquinidade. Segundo fontes dos territórios ocupados, a cidade está isolada e tomada militarmente pelo exército, pela polícia, pelos serviços de segurança e pelas forças auxiliares que foram deslocadas do território marroquino. As autoridades obrigaram os hotéis e as casas comerciais a ostentar nos seus edifícios a bandeira marroquina.

(Fonte: Defensores de Direitos Humanos Saharauis, El Aaiún)



Sem comentários:

Enviar um comentário