COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Cabo Verde já elaborou a sua primeira lista de medicamentos essenciais para os cidadãos

Cabo Verde dispõe neste momento da primeira lista de medicamentos essenciais para os cidadãos, confirmou hoje na cidade da Praia, a directora-geral da Farmácia e do Medicamento, Ângela Silvestre.


Da lista constam 600 remédios que vão ser financiados pelo Estado.

Esta relação consta da lista nacional de medicamentos actualizada que vai ser validada hoje e publicada brevemente no país, informou a directora-geral da Farmácia e do Medicamento na primeira reunião da Comissão Nacional de Medicamentos.

“Actualizamos a lista nacional de medicamentos e elaboramos uma lista de medicamentos essenciais para Cabo Verde com base na referência da décima oitava lista da OMS publicada em 2013”, sublinhou Ângela Silvestre.

A lista nacional de medicamentos actualizada passou de mil e 700 para mil e 400 medicamentos. Esta lista diminuiu porque foram retirados alguns medicamentos que constavam da relação anterior e que nunca eram prescritos ou adquiridos, justificou.

Na lista de medicamentos essenciais constam 600 remédios que vão ser garantidos e financiados pelo Estado. Todo o cidadão que precisar de um medicamento, desde que pertença à lista de medicamentos essenciais terá direito a esse medicamento, explicou a directora geral da Farmácia e do Medicamento.

Segundo esta responsável, a lista dos medicamentos essenciais é aquela que corresponde às necessidades primordiais do país de acordo com o seu perfil epidemiológico.

“É um extracto que pertence à lista nacional de medicamentos cuja selecção foi feita com muito rigor e recurso à consultoria externa de cientistas competentes que ajudaram a fazer a análise com base na melhor evidência científica”, esclareceu.

De acordo com Ângela Silvestre nesta lista constam medicamentos para as doenças oncológicas, uma vez que o perfil epidemiológico em Cabo Verde aponta como principal causa da mortalidade as doenças cardiovasculares, diabetes e hipertensão.

“Através desta lista garantimos os medicamentos essenciais nas farmácias públicas aos pacientes que não têm como pagar. E também garantimos os medicamentos essenciais nas farmácias privadas através da comparticipação”.

“O Governo pretende com esta lista promover o acesso ao medicamento com equidade. Ou seja que todos os cidadãos têm o mesmo direito de ter o medicamento que precisam e por outro lado garantir a sustentabilidade”, salientou Ângela Silvestre.
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário