COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Cabo Verde: M. da Saúde organiza ateliê para avaliar a implementação do RSI no país

O Ministério da Saúde, em parceria com a Organização Mundial de Saúde promove de 09 a 13 de Novembro na Cidade da Praia, um ateliê de capacitação dos responsáveis técnicos de instituições e empresas com responsabilidades no Regulamento Sanitário Internacional RSI (2005).


Segundo fontes do Ministério da Saúde o ateliê tem como objectivo conduzir a uma avaliação das capacidades actualmente existentes a nível dos pontos de entrada no país, designadamente, os portos e aeroportos internacionais, que visa avaliar o estado de implementação do Regulamento Sanitário Internacional, RSI (2005).

O Regulamento Sanitário Internacional é um instrumento que estabelece procedimentos para a protecção contra a disseminação internacional de doenças.

Com a sua aprovação pela Assembleia Mundial de Saúde de 2005 (World Health Assembly, 2005) e sua entrada em vigor no ano de 2007, o novo Regulamento Sanitário Internacional (RSI 2005) introduziu modificações nos processos mundiais de monitoramento, vigilância e resposta às emergências de saúde pública de importância internacional (ESPII).

No contexto de globalização actual, a vigilância sanitária de portos, aeroportos e fronteiras torna-se estratégica, pois, os pontos de entrada necessitam fortalecer suas capacidades básicas e adoptar estratégias de actuação que permitam fornecer respostas rápidas em saúde pública, medindo e reduzindo os riscos resultantes de eventos de importância internacional no sentido de garantir a segurança do tráfego e comércio internacional.

A cerimónia de abertura do ateliê que acontece na segunda-feira, 09, será presidida pela ministra-Adjunta e da Saúde, Cristina Fontes Lima.
 
 
(ministra-adjunta e da saúde, Cristina Fontes Lima)
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário