COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Portugal: “Vozes de Cantanhez” na Escola Dr. Manuel Fernandes, de Abrantes

Está patente no átrio da Escola Dr. Manuel Fernandes, de Abrantes, até 20 de novembro uma exposição intitulada “Vozes de Cantanhez”, organizada pelo CAPP – Centro de Administração e Políticas Públicas, ISCSP e pela FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, com a coordenação da Doutora Joana Roque de Pinho (investigadora no Centro de Estudos Internacionais, ICSTE-IUL) e elaborada em colaboração com agricultores Guineenses.


Integrada no projeto “Impactos das alterações climáticas e da conservação: um estudo com fotografia participativa no Parque Nacional de Cantanhez, República da Guiné-Bissau”, esta exposição resulta de uma co-produção de conhecimento sobre saberes ecológicos locais e adaptação às alterações ambientais nesta área protegida do Sul da Guiné-Bissau através da produção de imagens e narrativas criadas pelos próprios agricultores.
 
Para o efeito, de fevereiro a maio de 2014, na aldeia de Cafal, 27 mulheres e homens de 25-70 anos das etnias Nalu, Balanta e Pepel, a maioria com pouca escolaridade, receberam formação em fotografia e métodos de investigação, com o objetivo de documentar alterações ambientais e sociais locais. A exposição revela o conhecimento ecológico detido por estes agricultores, assim como o seu olhar positivo sobre algumas alterações nas suas vidas.
 
Oferece tambem uma visão da Guiné-Bissau que foge aos estereótipos comuns sobre esse país. É, assim, o resultado de uma colaboração inédita com os fotógrafos locais e respeita a vontade dos membros da comunidade de ver os seus conhecimentos partilhados e valorizados fora de Cantanhez.
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário